Eleitores de Brusque e região podem agendar atendimento online no Cartório Eleitoral

Medida visa evitar filas durante o processo de cadastramento biométrico que inicia dia 17 de abril e vai até 7 de dezembro

Eleitores de Brusque e região podem agendar atendimento online no Cartório Eleitoral

Medida visa evitar filas durante o processo de cadastramento biométrico que inicia dia 17 de abril e vai até 7 de dezembro

A partir do dia 17 de abril, o Cartório Eleitoral inicia o processo de revisão do eleitorado dos municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá, por meio do cadastramento biométrico.

Com isso, para evitar filas, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) lançou o serviço de agendamento online para eleitores que têm o título eleitoral vinculado a Brusque e outros municípios catarinenses como Balneário Camboriú, Biguaçu, Blumenau, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e São José.

De acordo com o chefe de cartório da 86ª Zona Eleitoral de Brusque, Guilherme Benedet, mesmo que a revisão eleitoral ainda não tenha iniciado oficialmente no município, o eleitor pode entrar no site do TRE e já agendar o horário desejado. “No site tem todas as instruções e, a partir do agendamento, ele terá prioridade no atendimento”, diz.

Benedet diz que para serviços mais rápidos como, por exemplo, buscar a certidão de quitação eleitoral, não será necessário o agendamento. “O agendamento é mais para fazer o cadastro biométrico mesmo, transferência, primeiro título, segunda via, para serviços mais demorados”, explica.

Hoje, o cartório eleitoral do município conta com cinco servidores efetivos, quatro estagiários e sete servidores que foram cedidos pelas prefeituras de Brusque, Guabiruba e Botuverá para atuarem durante a revisão do eleitorado, que se estenderá até o dia 7 de dezembro.

“A ideia do agendamento online é para evitar filas mesmo, principalmente na reta final do cadastramento. Sempre temos alguns horários de pico de atendimento, onde acumula muita gente. Com o agendamento disponível, é uma prática que esperamos que os eleitores adotem”.

O chefe de cartório ressalta que deverão ser abertos outros três postos de atendimento para realizar a revisão do eleitorado em Brusque, Guabiruba e Botuverá, no entanto, ainda não há uma data oficial. “O agendamento facilitará o nosso trabalho e também poupará tempo dos eleitores”, ressalta.

O atendimento para os eleitores funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

A revisão
A revisão do eleitorado é necessária porque a meta do TRE é adotar o sistema biométrico em todo o estado. Para isso, todos os eleitores de Brusque, Guabiruba e Botuverá deverão procurar o cartório eleitoral para fazer a biometria.

Apesar de o processo iniciar somente no dia 17 de abril, quem quiser se antecipar e evitar filas já pode procurar o cartório para atualizar o cadastro, basta levar documento de identidade, o título de eleitor e comprovante de residência recente. Quem não comparecer para realizar o cadastro biométrico no prazo estipulado pela Justiça Eleitoral terá o título de eleitor cancelado.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio