Em Brusque, frio será mais intenso nos próximos dias

Até o fim desta semana, uma massa de ar polar e uma frente fria devem derrubar as temperaturas em Brusque

Em Brusque, frio será mais intenso nos próximos dias

Até o fim desta semana, uma massa de ar polar e uma frente fria devem derrubar as temperaturas em Brusque

Essa semana promete ser uma das mais frias do ano. Isso porque, além de uma massa de ar polar deve vir também uma nova frente fria na quinta-feira, 18, trazendo mais umidade ao estado e com isso, mais chuva e frio. Segundo o meteorologista Ronaldo Coutinho, do Climaterra, as temperaturas devem variar entre 5º e 10ºC durante o período da manhã nos próximos dias.

“O inverno deste ano deve ser mais ameno, com pouco frio, mas muita chuva, ou seja, a umidade pode aumentar a sensação de ar gelado, mas as temperaturas não devem cair muito. Aliás, as chuvas previstas para todo o estado, incluindo o Vale do Itajaí, é acima da média para o período, por isso, é bom se prevenir”, afirma o meteorologista. A previsão, inclusive, indica um inverno semelhante ao do ano passado.

Uma massa de ar frio chegou ao estado ontem. Segundo Ciro Groh, que possui uma réplica de estação meteorológica no bairro Rio Branco, a cidade amanheceu com 13ºC e, por causa desse fator climático, a sensação de frio foi aumentando durante o dia e provocou quedas mais bruscas durante a noite. Até o fechamento desta reportagem, a cidade registrava 14ºC, por volta das 18h30, com redução de 1,6ºC por hora.

Essa massa de ar polar deve perder a intensidade hoje, porém, isso é por pouco tempo. Amanhã já chega uma frente fria, trazendo muita umidade e chuva, que deve diminuir nós próximos dias, além disso, à noite chega uma nova massa de ar polar, que permanece até sábado, 20, na região.

Coutinho explica que, apesar dessas quedas nas temperaturas, é pouco provável o mesmo inverno registrado em 2013, onde houve registro de neve em várias cidades do estado, incluindo em Brusque e Guabiruba. Em compensação, deve chover mais do que no ano passado, com a chegada de frentes frias em Santa Catarina e em toda a região Sul do Brasil.
Menores temperaturas

Apesar das quedas na temperatura, até o momento, o dia mais frio do ano em Brusque foi registrado no dia 31 de maio, com 11,5°C. Nesse último fim de semana, o sábado registrou 13,4ºC pela manhã e 17ºC à tarde, já no domingo, a mínima foi de 15ºC e 19ºC. Os dados são de réplica de estação meteorológica de Ciro Groh.

“Talvez tenhamos quedas mais acentuadas nos próximos dias, com essa massa de ar polar e frente fria chegando juntas ao estado”, afirma Groh.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio