Em reviravolta, projeto que proíbe canudos plásticos em Brusque é rejeitado pelos vereadores

Segunda votação aconteceu nesta terça-feira; projeto foi rejeitado por 8 votos a 7

Em reviravolta, projeto que proíbe canudos plásticos em Brusque é rejeitado pelos vereadores

Segunda votação aconteceu nesta terça-feira; projeto foi rejeitado por 8 votos a 7

Após ser aprovado em primeira votação, o projeto que proíbe a utilização e fornecimento de canudos de plástico em estabelecimentos de Brusque, foi rejeitado na sessão desta terça-feira, 12, durante segunda votação.

Os vereadores voltaram a discutir sobre a importância do projeto e as consequências de sua aprovação. Para muitos, a proibição dos canudos não vai resolver o problema ambiental, pelo contrário, pode agravar ainda mais a situação.

“Não se tem o canudo de papel para vender nos distribuidores. Vão começar a distribuir copos plásticos e pode ser muito pior. Se o projeto fosse para o descarte correto, seria a favor, mas a proibição não resolve”, diz o vereador Jean Pirola.

A segunda votação do projeto foi bastante acirrada e gerou um empate: sete votos contrários a aprovação e sete favoráveis. Com o empate, o presidente da Câmara, José Zancanaro votou contra e desempatou.

Leonardo Schmitz (DEM) votou a favor do projeto na primeira votação e na sessão desta terça-feira mudou seu voto. “Não tenho problema nenhum em mudar o voto. Tive avaliando a situação, sou a favor do meio ambiente, acho que trouxe uma discussão importante, mas proibir o canudinho não vai resolver”.

Paulo Sestrem (PRP) também mudou seu voto nesta semana. Para ele, campanhas de conscientização permanentes realizadas pela prefeitura podem surtir efeito maior na conscientização da população do que simplesmente proibir o fornecimento de canudos.

Em segunda votação, foram contrários ao projeto: Alessandro Simas (PSD), André Rezini (PPS), Celso Emydio (DEM), Cleiton Bittelbrunn (PRP), Jean Pirola (PP), Leonardo Schmitz (DEM), Paulo Sestrem (PRP) e José Zancanaro (PSB).

Votaram a favor da proibição dos canudos: Ana Helena Boos (PP), Claudemir Duarte, o Tuta (PT), Gerson Morelli, o Keka (PSB), Ivan Martins (PSD), Joaquim Costa, o Manico (PMDB), Marcos Deichmann (PATRI) e Sebastião Lima (PSDB).

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio