Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Emprego em Brusque: outubro tem o melhor resultado em nove anos

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Emprego em Brusque: outubro tem o melhor resultado em nove anos

Página 3

Melhor resultado
Em outubro, foram gerados 620 novos postos de trabalho pelas empresas de Brusque, informa o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. No período, foram 2.139 contratações e 1.519 demissões. No mesmo período do ano passado, o número de postos de trabalho gerados em outubro foi de apenas 21. Em 2015, no mesmo período, foi registrado o fechamento de 196 vagas. Na série histórica, somente em 2009 houve número parecido, quando foram geradas 435 novas vagas. Trata-se, portanto, do melhor resultado em nove anos.


Gratificação indevida
Denúncia anônima informou ao Ministério Público que três auxiliares bucais do município de Brusque estariam a receber gratificação de saúde bucal de forma indevida. Questionada, a prefeitura informou que a gratificação era devida a duas das funcionárias citadas. Quanto à outra, informou que houve pagamento equivocado no mês de setembro, mas a situação foi regularizada, com desconto na folha de pagamento. Assim, a 3ª Promotoria de Justiça de Brusque decidiu pelo arquivamento da representação.


Relatório
Em ofício enviado à Câmara de Vereadores, o prefeito de Brusque, Jonas Paegle, informou que o relatório da comissão especial que apurou deficiências do sistema público de saúde do município será utilizado pelo governo para planejar as ações na pasta, durante os próximos anos. “A identificação dos aspectos estruturais, materiais e de recursos humanos assinalados no relatório deverá constituir o seguimento de nossas ações para o enfrentamento dos problemas que estão a desafiar soluções de curto e longo prazo”, afirmou, no ofício.


Arquivamento
A 1ª Promotoria de Justiça de Brusque arquivou inquérito civil no qual se apurava a existência de problemas estruturais no Centro de Educação Infantil (CEI) Hilda Anna Eccel I, tais como grandes rachaduras nas paredes, rachadura próxima ao telhado no refeitório, rebaixamento no chão da cozinha e forro rachado na parte externa. Conforme a Promotoria, os problemas foram sanados e “os direitos dos alunos não estão sendo violados, inexistindo fundamento para a propositura de ação civil pública”.


Acúmulo de cargos
A 3ª Promotoria de Justiça arquivou inquérito no qual investigava representação de que há suposto acúmulo ilegal de cargos públicos e recebimento indevido de vencimentos por dois servidores do município de Brusque e do estado de Santa Catarina, que não tiveram seus nomes divulgados. O Ministério Público concluiu que não foi verificado acúmulo ilegal de cargos públicos. No entanto, foram identificados pagamentos indevidos aos dois servidores. Parte da quantia apurada já foi restituída e parte está sendo cobrada por meio de processo administrativo instaurado pela administração.


Palestra
Os sindicatos patronais do setor têxtil e de vestuário de Brusque e Região (Sifitec e Sindivest) promovem nesta quarta-feira, 22, o “Estudo Santa Catarina Têxtil 2017 – A indústria Têxtil e Confeccionista de Santa Catarina e os desafios do crescimento”. O palestrante será Marcelo Prado – sócio-diretor do Instituto de Estudos e Marketing Industrial. O evento será realizado no auditório do Colégio Cônsul Carlos Renaux.


Oficinas gratuitas
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Santa Catarina (Sebrae-SC) realiza, em Brusque, duas oficinas gratuitas voltadas, exclusivamente, ao público dos microempreendedores individuais. Os eventos ocorrem entre 21 e 28 de novembro, no auditório da instituição. As oficinas do Sebrae ensinam os principais pontos para a gestão de um negócio eficiente e lucrativo para o microempreendedor Individual.

Temas
A oficina “Sei Controlar meu dinheiro” tem como objetivo o fortalecimento do negócio, com técnicas para aprimorar a gestão financeira de seu caixa e suas contas. A oficina ocorre no dia 21 de novembro, às 18h30. A oficina “Sei Planejar”, por sua vez, é voltada para os empreendedores que desejam organizar e ampliar seu negócio, conhecendo as ferramentas a serviço de seus resultados. Esta oficina ocorrerá em 28 de novembro, também a partir das 18h30. As inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo 47 3351-3701.


Pedido de doações
O Grupo de Proteção da Infância e Adolescência (Grupia) realiza o V Natal de Amor e Fé, no salão de festas da capela Santa Luzia, no domingo, 3 de dezembro. No evento, serão distribuídos às crianças mil kits contendo bolacha natalina, chocolate, pipoca, salgadinho e outros. O Grupia fornece os ingredientes das bolachas, mas necessita de voluntários para sua confecção. O Natal de Amor e Fé não possui patrocínio empresarial e nem auxílio do poder público. Para doações ou para prestar serviço voluntário no evento, as pessoas podem entrar em contato pelo grupiabrusque5@gmail.com e 99997 9581.


Doação de imóveis
O governo estadual encaminhou neste ano, até a semana passada, à Assembleia Legislativa de Santa Catarina, 74 projetos de lei referentes à doação, cessão de uso e concessão de uso de imóveis de propriedade do estado. Desse total, 58 estão em tramitação, já que boa parte deles deu entrada no parlamento catarinense nas últimas duas semanas. Ao todo, 40 municípios serão beneficiados com os projetos.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio