Empresários discutem a importância da rede de contatos

Almoço de Ideias, que reuniu cerca de 300 pessoas, contou com a palestra de Wilfredo Gomes

Empresários discutem a importância da rede de contatos

Almoço de Ideias, que reuniu cerca de 300 pessoas, contou com a palestra de Wilfredo Gomes

Ampliar a rede de contatos – networking – é um dos passos importantes para fomentar e melhorar os negócios, em especial, devido à atual situação econômica do país. Este foi um dos conselhos do presidente do grupo de Líderes Empresarias (Lide) de Santa Catarina e do grupo Multicorp, o publicitário Wilfredo Gomes, aos empresários brusquenses no Almoço de Ideias. O evento, que é realizado pela Associação Empresarial de Brusque (AciBr) em parceria com o Centro Universitário de Brusque (Unifebe), ocorreu ontem na Sociedade Esportiva Bandeirante.

Na palestra, denominada de “Cenários e tendências”, o objetivo de Gomes era mostrar aos empresários a importância de valorizar a relação humana tanto quanto eles costumam valorizar o maquinário, os produtos e os preços. Com o aprimoramento e a modernização da rede de relações, explica, o país não corre o risco de ficar atrás de potências como Estados Unidos e países da Europa.
“Às vezes, os empresários se esquecem de que tudo relacionado às empresas é feito por outras pessoas. É preciso manter-se ativo em grupos e associações e também aproveitar cada oportunidade para ampliar a rede de contatos. Por mais que Santa Catarina seja um ícone no Brasil e na América do Sul sobre o processo de produtividade, os empresários do estado olham muito para próprio umbigo e esquecem de olhar pra fora”, diz.

Embora os empresários estejam preocupados com o cenário atual e com a necessidade do ajuste fiscal, o palestrante ressalta que é necessário também voltar o olhar para a questão do relacionamento, seja interno ou externo. O “fator humano”, para Gomes, será um processo cada vez mais decisivo para as empresas.

“Nós precisamos ver o entorno mas não podemos esquecer do todo. De repente é interessante para o empresário estar mais presente nos grandes eixos, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A relação com empresários de outros estados ou países possibilita ao empresário estar mais por dentro do que está acontecendo no mundo, além de ajudar a rever o que fez, avaliar o que está fazendo e de repente planejar de acordo com o que o futuro pedirá”, analisa.

Luiz Antônio Vogel, proprietário do Imóveis Vogel, foi um dos cerca de 300 empresários e convidados que participaram do evento. Com as explanações do palestrante, Vogel diz que é possível perceber que quanto maior é o ciclo de contatos que o empresário tem, maiores são as oportunidades de realizar bons negócios.

“Com um bom relacionamento é possível conhecer novas oportunidades. É importante conhecer pessoas e ter esse relacionamento. Quando você chega a um determinado lugar, as portas se abrem mais facilmente quando você tem conhecimento e quando você participa de núcleos, grupos, associações e de eventos. É importante não se fechar dentro de si, é importante sair de dentro da empresa”, analisa.

Para o vice-presidente da AciBr, Halisson Habitzreuter, reunir os empresários brusquenses para discutir mudanças e inovações também é uma forma de aproximá-los um do outro. Ainda de acordo com ele, como o palestrante tem grande experiência no mundo dos negócios e também tem capacidade de transmitir as ideias de forma simples e dinâmica, os empresários conseguem ficar por dentro das tendências.

“É importante esse contato principalmente porque a economia está instável. E o Wilfredo consegue mostrar o que nos espera daqui pra frente e como lidar com a economia e com o desenvolvimento dos trabalhos nas empresas. A troca de experiências é fundamental”, afirma.

O reitor da Unifebe, Günther Lother Pertschy, afirma que a instituição sente-se honrada de colaborar com a AciBr, em especial, quando os encontros contam com a presença de empresários de renome nacional, como Wilfredo Gomes. Segundo Günther, o palestrante tem o privilégio de possuir informações sobre o cenário e sobre as tendências do país.

“O Wilfredo consegue auxiliar e orientar o empresariado de Brusque e região para poder enfrentar melhor esse momento, considerado de complexidade na economia. É de extrema importância estar sincronizado com o que está acontecendo e com o que virá a acontecer. As informações que ele passa são importantes pra fazermos uma melhor gestão nesses próximos tempos”, diz o reitor.

Assim como Günther, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Brusque, Luiz Carlos Rosin, também ressalta a importância do Almoço de Ideais. Segundo ele, com as conversas, os empresários conseguem ampliar a visão sobre os passos necessários para manter e melhorar os negócios.

“O país está em uma situação um pouco retraída devido à economia. Mas quando as pessoas começam a buscar conhecimento e informações e quando se inserem em uma sociedade que pensa no futuro, isso pode dar perspectivas de, mais rapidamente, fazer o país sair da crise e crescer”, ressalta.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio