Encontro de Carros Antigos reúne amantes da cultura e de veículos vintage

Cerca de 400 automóveis estiveram expostos no pavilhão da Fenarreco neste final de semana

Encontro de Carros Antigos reúne amantes da cultura e de veículos vintage

Cerca de 400 automóveis estiveram expostos no pavilhão da Fenarreco neste final de semana

Carros dos mais variados modelos e marcas foram o atrativo deste final de semana no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, durante o 11º Encontro de Carros Antigos de Brusque. Cerca de 400 automóveis passaram pelo local no sábado, 1º, e domingo, 2.

O evento é uma maneira que o Brusque Car Club encontrou para manter viva a cultura do carro antigo e do chamado “mundo vintage”, como explica o presidente da entidade, Charles Baumgartner: “Vimos a necessidade de promover essa cultura, que envolve, além do carro antigo, as antiguidades, a música, a moda”.

Já em sua 11º edição, o evento possui um público fiel. São expositores e visitantes que vêm de cidades da região e também de fora do estado para admirar e compartilhar informações sobre os carros antigos. “Nessa cultura de conservação do carro, nosso evento tem essa particularidade que é proporcionar o relacionamento entre os proprietários, para que troquem conhecimento sobre os carros, as modificações, a preservação”, diz Baumgartner.

“Entre 30% e 40% dos carros expostos aqui são de proprietários brusquenses. O restante vem de cidades da região, normalmente mais próximas, como Gaspar ou Blumenau.”

Porém, os automóveis não são a única atração do evento, que conta com 60 bancas com exposição de antiguidades, venda de peças para carros, motocicletas e bicicletas e bazares de roupas vintage.

Clássico nacional
Maurice Formonte é o orgulhoso proprietário de um MP Lafer, que comprou em Barra Velha, há cerca de 20 anos, e que mantém em estado de perfeita conservação. Fabricado em 1979, o carro é uma relíquia tanto pela idade quanto pela exclusividade: o modelo foi produzido no Brasil por poucos anos.

Ele conta que esse modelo é inspirado nos esportivos britânicos da década de 1940, que impressionaram a esposa do produtor dos carros no Brasil. Ao voltarem de uma viagem à Europa, ele começou a produzir os veículos, que fizeram sucesso no país.

“É um carro clássico, que marcou época. Tem algumas personalidades que têm um desse, o Silvio Santos, o Raul Gil e acho que o Roberto Carlos também. Em Brusque, sou o único”, conta.

MP Lafer é inspirado nos esportivos britânicos de 1940 | Natália Huf

Na cidade, o MP Lafer roda em eventos, como casamentos, e também quando Formonte sai como Papai Noel na época de Natal.

Além de expor seu carro no evento, ele conta que foi ele quem trouxe a Brusque o conceito do “mercado de pulgas”, uma das atrações do encontro de antigos. “Antes havia as feiras de antiguidades. Eu morei nos Estados Unidos, e lá eles tem o ‘flea market’, que é isso, o mercado de pulgas. Quando eu voltei comecei a fazer, e hoje é um sucesso junto aos clubes de carros antigos.”

Paixão pelos quadrados
O gosto por carros de Alex Maçaneiro começou ainda quando criança. Já mais velho, encontrou amigos com esse mesmo interesse e, então, surgiu o Clube Quadrados de Brusque, que reúne proprietários de automóveis antigos, em especial os ditos “quadrados”, modelos produzidos pela Volkswagen.

Parati foi totalmente restaurada por Alex e possui um motor turbo | Natália Huf

Proprietário de uma Parati GL 94, ele conta que realizou um processo de restauração em todo o carro, que foi adquirido há cerca de três anos. “Ele roda normalmente, mas precisa de mais manutenção, já que tem um motor turbo. É um carro mais de final de semana, pra lazer.”

A ideia de Alex é adquirir mais carros e, aos poucos, montar uma coleção. Por enquanto, já tem a Parati e uma Saveiro, fabricada em 1991. “Eu tive um Fusca antes, e a vontade é ter um de novo”, conta. “Mas antes vou restaurar a Saveiro.”

Coleção variada
Com 13 automóveis expostos, o Vintage Car Club veio de Gaspar para participar do encontro. São carros de diferentes marcas e modelos, com grande variedade: nenhum deles está repetido e, em sua maioria, mantém a originalidade das peças.

“Alguns carros tiveram melhorias no motor e na suspensão, mas a nossa tendência é manter o padrão original”, explica Felipe Mondini, presidente do grupo. Fundado em 2005, o Vintage Car Club reúne Fords, Chevrolets, Jeeps e muitos outros, além do carro que Mondini classifica como “o mais charmoso” da coleção: o Shelby Cobra 600HP.

Uma réplica do modelo original, datado da década de 1960, o carro foi feito nos anos 1990 com peças originais do veículo americano. “É um carro exclusivo, foram feitas poucas unidades. É difícil encontrar um desses, em Santa Catarina não tem.”

Shelby Cobra é réplica de carro produzido na década de 1960 | Natália HufE
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo