Encontro Nacional de Motos 2 Tempos quer estabelecer novo recorde em Brusque

Evento terá presença do RankBrasil, o Guinness brasileiro; são aguardadas 500 motocicletas no fim de semana

Encontro Nacional de Motos 2 Tempos quer estabelecer novo recorde em Brusque

Evento terá presença do RankBrasil, o Guinness brasileiro; são aguardadas 500 motocicletas no fim de semana

O 6° Encontro Nacional de Motos 2 Tempos será realizado neste sábado, 14, e neste domingo, 15, no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, e tentará estabelecer um recorde nacional como maior evento do tipo no Brasil.

O RankBrasil, equivalente a um Guinness World Records nacional, terá representantes presentes no evento para acompanhar o desafio e possivelmente registrar a marca. São aguardadas cerca de 500 motocicletas dois tempos.

Entusiastas de todo o Brasil são convidados por meio da divulgação online do evento, sem valores de inscrição. A única taxa é para o público geral, com a entrada no valor de R$ 15. No sábado, o encontro é misto, admitindo também as motocicletas de quatro tempos, mais comuns. O domingo, por sua vez, é reservado às motos de dois tempos.

Uma das atrações é a corrida com dinamômetro, uma máquina que mede cavalarias, cilindradas e a velocidade da motocicleta enquanto o veículo está parado, livre de atrito ou vento. É uma competição sobre a potência “real” da moto. Serão seis categorias no sábado e no domingo, divididas entre motocicletas originais e preparadas.

O evento também conta com um show de manobras feito por profissionais, mas haverá também uma arena welling especial para que o público possa fazer suas próprias manobras. “O pessoal que sabe empinar, gosta de brincar, pode participar. Basta assinar um termo de responsabilidade. É a primeira vez que o encontro conta com esta atração”, conta o organizador, Carlos Edson Kroth, o Edinho. Há também a exposição de motocicletas, feiras com peças e acessórios dos apoiadores e atrações musicais.

Para Edinho Kroth, um dos momentos mais marcantes é o passeio em que as centenas de motociclistas saem por Brusque em grupo, ao mesmo tempo. “Quando voltamos do passeio, há um coração marcado no pavilhão, todos nós nos posicionamos com as motocicletas e tiramos uma foto aérea. É animal.”

Os danos causados pelas chuvas e vendavais de 23 de janeiro que destelharam o pavilhão não atrapalharam o encontro, porque o evento é realizado principalmente na parte descoberta do local. “Só prejudicou indiretamente, porque alguns eventos anteriores não foram realizados, e os promotores costumam divulgar os eventos seguintes”, explica Kroth.

O encontro estará aberto das 8h às 22h deste sábado, 14, e das 8h às 21h deste domingo, 15.

Potência e barulho
A moto dois tempos parou de ser fabricada no Brasil no ano 2000. O motor possui um mecanismo simples de combustão interna. As etapas de funcionamento não ocorrem de forma bem demarcada, sendo portanto diferente dos motores quatro tempos.

A admissão e exaustão de gases é simultânea, combustível e óleo queimam juntos. Outra das características do motor é o barulho alto e estridente, além da potência maior do que de uma motocicleta quatro tempos. “É um hobby. Quem tem uma dois tempos é porque gosta, é apaixonado. Nossa missão é resgatar esta história e estas motos, que hoje são relíquias.”

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio