Encontros de Advento preparam os luteranos para o Natal
Reuniões são promovidas pela Comunidade Evangélica Luterana de Brusque
Com o objetivo de se preparar para a maior festa da cristandade, o Natal, a Comunidade Evangélica Luterana de Brusque realizou na noite de ontem mais um Encontro de Advento. Dividido em quatro etapas, o objetivo das assembleias, que reúnem cerca de 300 pessoas, é promover a reflexão sobre o real sentido deste período: o nascimento de Jesus Cristo.
Depois de muitos anos sem a realização destes encontros – que antigamente era tradição, em 2015, com a iniciativa do grupo do projeto Reencontro de Casais, retornou-se as reuniões. O pastor Claudio Siegfried Schefer conta que algumas famílias realizavam em casa, mas com o tempo se perdeu esse ritual.
Porém, nos últimos dois anos, com o crescimento do trabalho de casais, gradativamente mais famílias foram fazendo os encontros. Segundo o pastor, as três primeiras reuniões aconteciam nas residências e a última na igreja. “Cerca de 20 grupos se reuniam simultaneamente”, lembra.
Schefer diz que neste ano, para concentrar e congregar mais pessoas, foi decidido realizar na sede da comunidade. O primeiro encontro ocorreu no dia 25 de novembro; o segundo no dia 2, ontem teve o terceiro e na próxima quarta-feira, 16, acontece o último. “São quatro encontros e o momento é de muita alegria. Estamos nesta espera pelo Natal, pela comemoração do menino Jesus. Buscamos refletir para que este momento não seja apenas comestível, de consumo, mas voltado para a espiritualidade”, afirma.
O pastor explica que os encontros abrangem orações, palavras de meditação e reflexões. Além disso, ele conta que um dos diferenciais é que retornou a coroa de Advento suspensa – uma tradição luterana. Antes já existia, no entanto, neste formato e com diâmetro de um metro, é a primeira vez.
Participam dos encontros os três pastores da Comunidade Evangélica Luterana de Brusque. Pastores de Itapema e Blumenau são convidados especiais.
Confraternização
Na próxima quarta-feira, 16, às 19h30, no último Encontro de Advento, ocorre confraternização com cachorro-quente. A comunidade recebe o pastor de Blumenau, Breno Willrich.