Entidades de Brusque recebem donativos para vítimas de tornado

Doações podem ser feitas na Defesa Civil, Polícia Militar, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros e Sesc

Entidades de Brusque recebem donativos para vítimas de tornado

Doações podem ser feitas na Defesa Civil, Polícia Militar, Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros e Sesc

O Sesc e a Defesa Civil de Brusque estão arrecadando doações para as famílias atingidas pelo tornado na cidade de Xanxerê, no Oeste catarinense. Os donativos podem ser entregues na sede das duas entidades, na Polícia Militar, no Tiro de Guerra e no Corpo de Bombeiros.

Os principais doações solicitadas são água, fraldas e itens que compõem a cesta básica, além de materiais de limpeza, higiene e construção. Quem quiser doar também produtos de vestuário, colchões e roupas de cama e banho levar até a unidade do Sesc.
O diretor geral da Defesa Civil de Brusque, Valberto Dell’Antonia, explica que outros municípios localizados na região de Xanxerê e que também foram atingidos pelo tornado devem receber os donativos arrecadados.

A Defesa Civil Estadual orientou na tarde de ontem que todos os alimentos doados não podem ser perecíveis e devem estar dentro do prazo de validade. Os colchões, roupa de cama e travesseiros devem estar limpos e em bom estado de conservação. Já as peças de vestuário devem estar limpas e em boas condições de uso, os calçados devem estar amarrados juntos e com a numeração marcada com caneta. Os produtos de limpeza não devem ser colocados junto com alimentos e roupas, para evitar contaminação.

Os moradores interessados em contribuir podem entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones 3396-7413 e 9656-3325 ou com o Sesc pelo 3351-2599.
Mais de 10 mil pessoas foram atingidas por tornado

A Defesa Civil iniciou ontem o cadastramento das famílias atingidas pelo tornado em Xanxerê e Ponte Serrada. No total, mais de dez mil pessoas foram afetadas pela catástrofe que deixou dois mortos, 120 feridos, sendo três deles em estado grave, e milhares de desabrigados.

“Em Ponte Serrada cerca de 250 famílias foram cadastradas, em Xanxerê 1.197, mas o total pode chegar a três mil”, estima Rodrigo Moratelli, secretário da Defesa Civil de Santa Catarina. Essas pessoas devem receber as doações que estão sendo arrecadadas em diversas cidades do estado e do país.

Na manhã desta quarta-feira, 22, o governado Raimundo Colombo e a presidente Dilma Rousseff conversaram por telefone e trataram com ministros de diferentes pastas sobre a ajuda necessária para garantir a agilidade no atendimento das famílias.

O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), mobilizou uma tropa com 100 homens do Exército para ajudar na remoção dos escombros e na limpeza das cidades. Já o Ministério do Trabalho deve liberar em breve o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) ao moradores de toda a região.

O tornado atingiu Xanxerê e Ponte Serrada no final da tarde de segunda-feira, 20, com ventos que podem ter atingido até 250 km/h.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio