Ir para o conteúdo

Brusquense cruza os Andes sobre duas rodas e conquista o Atacama

Em viagem solitária, motociclista percorre milhares de quilômetros enfrentando frio, altitude e paisagens extremas

O brusquense Sergio Camargo, de 47 anos, carrega no peito a paixão pelo motociclismo como quem atende a um chamado íntimo e irrevogável.

*Confira a galeria de fotos no fim da edição


Desde cedo, a estrada o seduziu com seu convite silencioso ao desconhecido, revelando horizontes que só se desvendam a quem ousa partir.

Seguindo esse impulso, em 2023, aceitou o desafio de percorrer sozinho quase 15 mil km até o extremo sul do continente, em Ushuaia.

Entre quilômetros de desafio, um momento então de delicadeza/Foto: Sergio Camargo

 Atacama como destino


Agora, dois anos depois, decidiu escrever um novo capítulo de coragem e resistência, avançando rumo à imponente Cordilheira dos Andes, tendo como horizonte o deserto mais árido do planeta, o Atacama, no Chile.

Nesse contexto, sua decisão ultrapassa os limites de uma simples viagem. Representa, acima de tudo, uma entrega total ao imprevisto.

Munido apenas de sua moto, uma barraca e duas mudas de roupas, Sergio embarcou em setembro de 2025 numa jornada que mescla risco e contemplação.

Um aceno no horizonte enquanto o pôr do sol então pinta a estrada de cores inesquecíveis/Foto: Sergio Camargo

A partida rumo ao Atacama


A partida ocorreu em sua terra natal, Brusque, e a saída oficial do Brasil se deu pelo Rio Grande do Sul, atravessando a fronteira de São Borja em direção à Argentina.

A partir desse ponto, cruzou Mendoza e iniciou a escalada rumo às montanhas andinas, onde o frio cortante e a neve constante testaram sua paciência e sua perseverança.

Rumo ao infinito, com as imponentes montanhas andinas como testemunhas da jornada/Foto: Sergio Camargo

Os obstáculos


Com efeito, os primeiros dias da travessia já trouxeram obstáculos significativos.

O acúmulo de gelo, pois, fechou as vias por dois dias, obrigando o motociclista a permanecer acampado em plena montanha. Para muitos, isso seria apenas uma dificuldade.

Para Sergio, no entanto, foi um raro privilégio. Esteve diante de paisagens que mais pareciam pinturas, com a neve transformando cada curva em uma obra de arte serena e imaculada.

Entre montes de neve, a coragem então transformou o imprevisto em mais um capítulo da aventura/Foto: Sergio Camargo

Entre a natureza e o Atacama


Ademais, a jornada não se resumiu ao esforço físico ou à superação das intempéries. Simbolizou, acima de tudo, um diálogo profundo entre homem e natureza.

O ronco da moto contrastou com o silêncio majestoso dos picos andinos, criando uma sinfonia única de movimento e contemplação.

Desse modo, a cada quilômetro, surgia um novo cenário que renovava o olhar e alimentava o espírito aventureiro.

Por consequência, a cada parada nas estradas desertas, cristalizava-se uma lembrança única, incorporada como parte de uma experiência irrepetível.

Sendo assim, o Atacama foi alcançado e, na sequência, iniciou-se o retorno pelo caminho que une San Pedro de Atacama, Purmamarca e Cafayate.

Nesta data de publicação, 1º de outubro, o motociclista já se encontra novamente em solo argentino, com previsão de chegada a Brusque no primeiro fim de semana do mês.

Diante da Mão do Atacama que então emerge do deserto, o gesto silencioso de quem venceu a travessia/Foto: Sergio Camargo

As lindas fotos


Por fim, a história não se encerra nestas linhas. Após os anúncios no fim da edição, está exposta uma galeria de fotos que traduz em imagens a intensidade dessa aventura.

São registros que então falam por si, conduzindo o público a reviver, em cada clique, os instantes inesquecíveis dessa travessia.


Galeria após o apoio comercial

*São eles que mantém este trabalho/Clique e saiba mais

Oferecimento:








Veja também: 1. Guabiruba então revive memórias e celebra raízes na 45ª Kohlerfest
2. GALERIA – Clube de Brusque então vira palco de celebração na 20ª Freundenfest


Galeria de fotos


*Créditos: Sergio Camargo >>



 




Ajude a manter este trabalho do Blog do Ciro Groh, contribuindo então com qualquer valor via Pix, através do CPF chave: 57029768949

Receba, pois, diretamente no seu WhatsApp os conteúdos do Blog do Ciro Groh.
Basta adicionar o número (47) 9 9151-7115 na sua lista de contatos e então enviar uma mensagem com OK