Epagri/Ciram descarta nova onda de chuva em Brusque e região

De acordo com o órgão, até o dia 29 de setembro não há previsão de chuvas fortes em Santa Catarina

Epagri/Ciram descarta nova onda de chuva em Brusque e região

De acordo com o órgão, até o dia 29 de setembro não há previsão de chuvas fortes em Santa Catarina

A primavera começou chuvosa em Santa Catarina. No domingo, 22 de setembro, primeiro dia da estação que antecede o verão, Brusque registrou pouco mais de 52mm de precipitação. Desde sexta-feira, 20 de setembro, a Epagri/Ciram registrou um acúmulo de 179,6mm no município. De acordo com o órgão, em três dias choveu em Brusque o volume esperado para todo o mês de setembro.

Nesta segunda-feira, 23 de setembro, a chuva deu uma trégua, mas o dia permaneceu nublado e com temperaturas amenas. Ao longo da semana devem ocorrer pancadas de chuva pontuais, principalmente na região litorânea do Estado. “A tendência é que o tempo fique mais firme essa semana, mas mesmo assim, teremos chuvas fracas em alguns dias. Hoje, no litoral e regiões próximas, teremos chuviscos. A partir de quinta-feira até sábado, volta a chover, e no domingo, as temperaturas se elevam e ocorrem pancadas de chuva somente a tarde”, diz a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima.

A meteorologista descarta uma nova onda de chuvas como a do fim de semana no Estado. “Por enquanto, até o dia 29 de setembro, não temos previsão de chuva intensa como a que aconteceu nos últimos dias. Setembro já choveu acima da média, mas o mês de outubro tradicionalmente é o que mais chove no Estado, porém, ainda é cedo para afirmar se teremos uma nova onda de chuva assim, a princípio não há um indicativo”, destaca.

De acordo com ela, as chuvas do fim de semana aconteceram por uma série de fatores. “Houve uma baixa pressão combinada com vento subtropical, ficou difícil o transporte de ar nessas condições. Além disso, teve o deslocamento de uma frente fria de forma muito lenta por Santa Catarina e Paraná, o que facilitou a ocorrência de chuvas”, explica.

>> Confira reportagem completa na edição do Jornal Município Dia a Dia desta terça-feira, 24 de setembro



Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio