Equilíbrio no Metrusque: confira o histórico do clássico entre Brusque e Metropolitano

Rivais se enfrentaram pela última vez em 2019; Marreco aplicou a maior goleada da história do confronto

Equilíbrio no Metrusque: confira o histórico do clássico entre Brusque e Metropolitano

Rivais se enfrentaram pela última vez em 2019; Marreco aplicou a maior goleada da história do confronto

Brusque e Metropolitano voltam a se enfrentar às 19h deste domingo, 28, depois de 22 meses sem o clássico, num momento que é o de maior desequilíbrio entre os dois rivais. Mas, nos números, brusquenses e blumenauenses não possuem tantas diferenças nas 42 edições do Metrusque.

Atualmente, há um abismo entre os dois clubes jamais visto desde a fundação do Metrô, em 2002. Desde o último jogo entre as equipes, em 7 de abril de 2019, o Brusque subiu à Série B do Campeonato Brasileiro e foi campeão da Série D, enquanto o Metropolitano não tem divisão nacional. Em 2020, subiu da segundona estadual ocupando o terceiro lugar, atrás de Próspera e Hercílio Luz.

Há também, no entanto, uma questão em comum que incomoda os dois rivais em diferentes escalas: estádio. Vivendo ascensão no futebol brasileiro, o Brusque tem problemas para jogar num local adequado às exigências da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na Série B e em fases mais avançadas da Copa do Brasil. Como o estádio Augusto Bauer não possui a estrutura necessária para estas competições, o quadricolor luta entre possibilidades de aluguel em Florianópolis e a de construção de um estádio próprio, num sonho que ainda está longe de ser realizado.

A proporção do problema do Metrô é outra, a nível estadual: sem poder mais alugar o estádio do Sesi, em Blumenau, o clube precisou mandar suas partidas no estádio Hermann Aichinger, em Ibirama, durante a campanha pela Série B do Campeonato Catarinense. Em 2021, na elite estadual, o clube está readaptando o estádio e, enquanto isso, mandará suas partidas na Ressacada, o estádio do Avaí. Na quarta rodada, a “casa” será o Augusto Bauer.

No retrospecto do clássico, as duas equipes têm desempenhos semelhantes: se vencer na Ressacada, o Metropolitano terá igualado o Brusque em número de vitórias: 17. O quadricolor tem a maior vitória do confronto, num histórico 6 a 1 em 2019. O maior triunfo do Metrô foi um 4 a 2 na segunda fase do Catarinense de 2006.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo