Equipe brusquense de natação busca formação de atletas profissionais

Abain trabalha a modalidade com 90 crianças, entre 8 e 17 anos

Equipe brusquense de natação busca formação de atletas profissionais

Abain trabalha a modalidade com 90 crianças, entre 8 e 17 anos

Há 12 anos, a Abain (Associação Brusquense de Amigos e Incentivadores da Natação), equipe criada pelo técnico José Armando Vasquez, o Bay, e pais de alunos inscritos na equipe de natação, desenvolve trabalho com as categorias de base do município. 

Atualmente, na escolinha da academia, são cerca de 90 crianças. Na equipe, em nível competitivo, são 35 jovens atletas entre 8 e 17 anos, que vão desde o Pré Mirim até o Júnior. 

Além das atividades na piscina, de segunda a sábado, durante duas horas e meia, há também um trabalho de fortalecimento muscular. 

– Como são muito novos ainda, não é nada muito pesado, sobrecarregado. Pega-se um grupo muscular de cada vez e se trabalha três vezes por semana, fora da água- disse André Marinho, um dos instrutores da equipe.

– Esse trabalho fora d’água é específico para a musculatura. É importante trabalhar isso pelo desgaste que eles tem dentro na piscina. Fazendo o fortalecimento, evitam determinados tipos de lesões, como os de ordem muscular, que é muito comum- explica Bay.

** Confira a matéria na íntegra na edição impressa do Jornal Município Dia a Dia desta quarta-feira, 3 de outubro. 
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio