Equipe brusquense de voleibol luta pelo bicampeonato da Copa Mercosul

Elenco Infantil e Infanto viajou para Novo Hamburgo (RS) em defesa do título conquistado em 2016

  • Por Cristóvão Vieira
  • 6:30
  • Atualizado às 11:23

Equipe brusquense de voleibol luta pelo bicampeonato da Copa Mercosul

Elenco Infantil e Infanto viajou para Novo Hamburgo (RS) em defesa do título conquistado em 2016

  • Por Cristóvão Vieira
  • 6:30
  • Atualizado às 11:23
  • +A-A

Sobre os ombros das equipes Infanto e Infantil da Abel / Colégio Cultura está a responsabilidade de defender um grande título conquistado em 2016. Na oportunidade, o elenco do time brusquense faturou a Copa Mercosul de Voleibol na categoria Infantil. Um ano depois, com o elenco dividido entre duas categorias, os jovens atletas voltam para o Rio Grande do Sul visando a defesa do ouro.

Será a 20ª edição da competição que envolve 600 jogadores, dividos em 40 equipes. São participantes de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Argentina, todos buscando as melhores posições no evento que será realizado em Novo Hamburgo.

Treinando para levantar a taça
A rotina de treinos seguiu intensa no ginásio do Colégio Cultura na semana que antecedeu a viagem até o Rio Grande do Sul. Segundo o técnico do elenco, Vladimir Neubuser, a Mercosul é pesada. “Ano passado foi nossa primeira oportunidade na Mercosul, e descobrimos ser uma competição extensa e difícil. Jogamos seis jogos, ganhamos todos, mas só um foi pelo placar máximo, o restante foi todo no tie-break”, completa.

As férias foram breves para os jovens da Abel. Em fevereiro o elenco já treinava, visando exatamente a copa em Novo Hamburgo. “Treinamos todos os dias, com musculação, um treino de três horas diárias, tudo isso com a intenção de fazer uma boa representação para Brusque”.

A Abel fez a grande final com uma equipe argentina, o Bomberos, conquistando o ouro na sequência. Mesmo treinando atual detentor do título, Neubuser afirma que a preparação se intensificou para a 20ª edição. “Os adversários são qualificados, mas nós nos preparamos e reforçamos as duas categorias porque vamos lutar pelo ouro mais uma vez”.

A competição tem início hoje e segue até o dia 1º de maio com partidas em diferentes categorias. Além do Colégio Cultura, a equipe masculina da Abel recebe o apoio da Fundação Municipal de Esportes (FME).

Atleta da Abel é contratado por equipe do Rio de Janeiro

Pedro Tomasi irá para a equipe AABB Sada, do Rio de Janeiro. Foto: Cristóvão Vieira

O líbero Pedro Tomasi se prepara para viver e jogar na Cidade Maravilhosa. Depois de ser acompanhado por olheiros da AABB Sada, uma extensão de base da equipe profissional mineira Sada Cruzeiro, ele foi convidado a jogar pelo clube e aceitou a proposta.

Com 16 anos, o brusquense já prepara para a mudança radical de vida. “Fui pra lá, fiz um teste e passei. A expectativa é boa, é um lugar bom e tem mais oportunidades para mim. O técnico da seleção é de lá, ele acompanha os treinos. Meus pais me apoiam bastante”, diz. Tomasi aproveitou para agradecer a todos que o fizeram evoluir no esporte. “Comecei lá no São Luiz com os técnicos Simone Tondolo e Daniel Pieper, depois evolui muito com o técnico Vladimir, por isso sou grato a todos”, diz.

Neubuser se mostrou orgulhoso por fazer parte da trajetória do atleta, que agora tem chances de alcançar o voleibol profissional. “Brusque sempre foi um celeiro de atletas, mas infelizmente não temos recursos para contar com equipe adulta. Por isso é bacana, porque é uma oportunidade para eles almejarem o profissionalismo. Mostra que o nosso projeto da Abel sempre foi um trabalho qualificado e sério”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
+