Equipe de Brusque conquista o segundo lugar do catarinense de basquete em cadeira de rodas

Apedeb disputou sua primeira final contra o time de Joinville neste sábado, 1

Equipe de Brusque conquista o segundo lugar do catarinense de basquete em cadeira de rodas

Apedeb disputou sua primeira final contra o time de Joinville neste sábado, 1

A Associação das Pessoas Deficientes de Brusque (Apedeb) conquistou, no sábado, 1, o segundo lugar do Campeonato Catarinense de Basquete em Cadeira de Rodas. O jogo contra a equipe de Joinville, as Raposas do Sul, ocorreu às 15h, no ginásio do Sesc, e finalizou com 43 pontos para o time visitante.

Na tarde de sábado, foi realizada também a disputa pelo terceiro lugar, entre as equipes Associação de Apoio às Famílias de Deficientes Físicos (Afadefi/FME), Balneário Camboriú, e a Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef), de Florianópolis. Quem conquistou o terceiro lugar foi o time florianopolitano.

Durante toda a final, as torcidas animadas fizeram barulho em apoio aos times que se enfrentavam. Amigos e familiares dos atletas foram assistir o jogo – inclusive, a equipe de Joinville veio acompanhada de sua torcida organizada, o Esquadrão Raposiana, que incentivou o time o tempo todo.

Esquadrão Raposiana, de Joinville, marcou presença durante o jogo | Natália Huf

De acordo com Gustavo Caetano, técnico da equipe brusquense, o jogo não foi o melhor do time, que entrou bastante nervoso, especialmente por ser a primeira vez que esteve jogando uma final de campeonato.

“O outro time é multicampeão, não perdoa. Mas a galera está de parabéns, nós treinamos só uma vez por semana e somos totalmente amadores. Nosso estadual este ano foi ótimo, fizemos bons jogos, vencemos equipes fortes como a de Florianópolis e de Balneário Camboriú. Chegar na final foi uma vitória para nós, valeu a pena”, diz o técnico.

Ana Teixeira, técnica do time de Joinville, avalia a final do campeonato como uma ótima partida: “Não só Joinville, mas todos os times que estiveram na competição, fizeram jogos excelentes e muito parelhos. Foram jogos disputados e, hoje, excepcionalmente, nossa equipe teve um êxito maior. Mas isso não demonstra os resultados dos jogos do semestre, qualquer uma das equipes poderia ter um resultado positivo”.

Próximos passos
Os brusquenses visam agora a participação no Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas, no qual quer muito poder representar o município. Os jogos irão acontecer em Belém (PA), entre os dias 10 e 15 deste mês. “Estamos ainda buscando patrocínio, dependemos da ajuda da comunidade e dos empresários”, afirma Caetano, técnico da equipe.

O time irá fazer parte também da Copa SC de Basquete em Cadeira de Rodas, que será realizada em Brusque, no ginásio do Sesc, entre os dias 28 e 30 de setembro. De acordo com o técnico, a expectativa é estar, novamente, entre os finalistas para a disputa do primeiro lugar.

Premiação
Além dos troféus para os times que conquistaram o pódio do campeonato, foram eleitos os cinco melhores jogadores e também o cestinha da competição. Quem ficou com o prêmio foi João Padilha, integrante da equipe joinvillense, que marcou 124 cestas durante os jogos.

Os melhores do campeonato foram os jogadores Aldo Pavesi e Everson Tomaz, de Brusque; Marcio Marchi, de Balneário Camboriú; Jean Homen, de Florianópolis; e o já eleito cestinha, João Padilha. Todos receberam troféus na cerimônia de premiação, realizada após a final.

Confronto finalizou em 43 a 18 para a equipe joinvillenseConfronto finalizou em 43 a 18 para a equipe joinvillense | Natália Huf
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo