Escola Ângelo Dognini recebe o Pé no Bairro pela primeira vez

Testes de acuidade visual, glicemia, medição de pressão arterial e dicas para alimentação saudável também fazem parte do programa

Escola Ângelo Dognini recebe o Pé no Bairro pela primeira vez

Testes de acuidade visual, glicemia, medição de pressão arterial e dicas para alimentação saudável também fazem parte do programa

Nesta terça-feira, 27 de agosto, a Escola de Ensino Fundamental Ângelo Dognini recebeu o programa Pé no Bairro pela primeira vez. A escola fica no bairro Limoeiro e abriu suas portas para os alunos e a comunidade participarem das atividades do programa realizado pelo Jornal Município Dia a Dia em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc).

O principal objetivo do Pé no Bairro é levar cidadania a todas as comunidades. O diretor da escola, Ivanor de Mendonça, destaca que o programa tem um foco pedagógico importante. “Traz uma diversidade de atividades que muitas vezes a comunidade não tem acesso, proporciona também conhecimento, troca de experiências e convivência”, diz.

Para ele, a primeira edição do Pé no Bairro na escola superou as expectativas. “Os alunos e a comunidade estavam esperando pelo programa há bastante tempo. Tivemos um aproveitamento de 100% de todas as atividades. Foi tudo muito bem organizado, as palestras tiveram temas relevantes. Certamente esse dia ficará na lembrança das nossas crianças”, afirma.
Saúde em foco

Além das palestras, oficinas de artesanato, Transitolândia, jogos e atividades recreativas, o Pé no Bairro conta também com orientações de saúde. Durante todo o dia, as profissionais do Hospital Evangélico fizeram testes de glicemia, verificação de pressão arterial e avaliação nutricional nos alunos e comunidade.

Para a técnica de enfermagem Elise de Souza, o Pé no Bairro é uma oportunidade de deixar os serviços de saúde mais próximos da população. “Com esse trabalho podemos deixar as pessoas mais informadas. A maioria não costuma ir ao médico regularmente, e muitas vezes, elas não sabem nem que tem pressão arterial, correm o risco de evoluir para casos mais graves. Aqui orientamos, e deixamos cientes da importância de cuidar da saúde”, diz.

Orientações para uma alimentação mais saudável também fazem parte dos serviços oferecidos no Pé no Bairro. “Oriento as pessoas a ter uma alimentação mais saudável. Também dou encaminhamentos e procuro colocar na consciência deles que é importante procurar um médico e se alimentar corretamente”, enfatiza a nutricionista Helena da Costa.
Participação 

A dona de casa Marlise Linck, 54 anos, aproveitou as atividades do programa para fazer uma avaliação na saúde. “Estou gostando bastante desse evento. Nunca havia participado. Aproveitei para medir minha pressão e a glicemia. Depois vou fazer minha unha na manicure”, destaca.

A saúde dos olhos também é destaque no Pé no Bairro. As óticas Moderna e Boa Visão participaram de mais uma edição do programa realizando testes de acuidade visual. “Os alunos fazem o teste e se detectamos a necessidade de óculos, avisamos os pais e encaminhamos ao oftalmologista para fazer a medição correta”, explica Elisângela Gomes da Silva.

Para ela, o programa auxilia os pais no cuidado com a saúde das crianças. “Muitos pais não tem muito tempo para levar os filhos no oftalmologista. Aqui no Pé no Bairro nós fazemos isso por eles, e se algum problema é detectado, damos os encaminhamentos necessários”, destaca Taiane Zeverino. Mãe de duas alunas da escola, Vivian Bittencourt aprovou as atividades do Pé no Bairro. “Eles aprendem muita coisa nesse programa. É um dia diferente aqui na comunidade. Está aprovado”.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio