Escola João Boos incentiva alunos a plantarem árvores há mais de 30 anos

Primeiras árvores plantadas no educandário surgiram com ideia da APP

Escola João Boos incentiva alunos a plantarem árvores há mais de 30 anos

Primeiras árvores plantadas no educandário surgiram com ideia da APP

Para utilizar os canteiros da Escola de Educação Básica João Boos que estavam tomados pelo mato, há cerca de 30 anos a Associação de Pais e Professores (APP) solicitou que fossem plantadas árvores no educandário.

Depois de algumas reuniões, eles chegaram à conclusão que as árvores escolhidas deveriam ter um significado. Em um trabalho conjunto entre alunos e professores, foram semeadas quatro mudas, uma de Pau-Brasil, duas de Ipê e uma de Gabiroba.

“A Gabiroba foi escolhida pois representa a origem do nome de Guabiruba”, explica o professor de matemática Francisco Odisi, o Chico.

Ele dá aulas na escola desde 1984 e participou da escolha e plantio das árvores. Chico relata que as árvores foram plantadas em 1987 por alunos e professores. Além disso, os estudantes foram os responsáveis por prepararem o espaço.

“Os alunos que cuidaram, arrumaram os canteiros, fizeram limpeza, adubação inicial e cuidavam até o desenvolvimento”, relembra.

Árvore foi plantada para representar a história do país / Foto: Eliz Haacke

Segundo ele, depois que a APP decidiu quais árvores seriam plantadas, foi preciso encontrar as mudas e, por ser de fácil acesso, a de Gabiroba foi encontrada rapidamente.

“O problema era o Pau-Brasil, porque não tinha tanta facilidade como hoje. Ainda não existia esse hábito de vender mudas de árvores exóticas”, afirma. “Alguém conseguiu essa muda viajando para o Norte do país.”

Para a diretora da escola, Rosinei Ana Cugik dos Reis, as árvores são de extrema importância para história da escola João Boos. “Ela representa a história da escola, que é a mais antiga da cidade e, por sua vez, representa toda história da cidade. Tem um valor histórico e cultural, não só ambiental.”

Incentivo aos alunos
Depois do plantio das primeiras árvores, a escola também pode proporcionar aos alunos, por meio de uma parceria entre a Epagri e a Secretaria de Agricultura do município, a distribuição de mudas. Os alunos recebiam uma planta próximo do dia da árvore e levavam para casa.

Hoje a escola não distribui mudas, visto que o Supermercado Archer faz a distribuição gratuita, mas os alunos são levados até o local para receber sua mudinha.

Diretora Rosinei Ana Cugik dos Reis ao lado do professor Francisco Odisi lembram o plantio da Gabiroba / Foto: Eliz Haacke

A diretora explica que atualmente o professor de Filosofia do ensino médio inovador, Ademir Dietrich, desenvolve um projeto com os alunos no qual eles buscam a muda e plantam no terreno da escola.

O projeto que incentiva os alunos a plantarem árvores acontece desde 2016 e a escola pretende dar continuidade neste ano.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo