Escolas de Brusque e Guabiruba começarão 2020 com o Novo Ensino Médio; saiba como funcionará

Alunos do primeiro ano da Yvonne Olinger Appel e João Boos estudarão com grade curricular ampliada

Escolas de Brusque e Guabiruba começarão 2020 com o Novo Ensino Médio; saiba como funcionará

Alunos do primeiro ano da Yvonne Olinger Appel e João Boos estudarão com grade curricular ampliada

As escolas Yvonne Olinger Appel, de Brusque, e João Boos, de Guabiruba, vão começar o ano letivo de 2020 já com o Novo Ensino Médio para as turmas do primeiro ano. As unidades educacionais estão entre as 120 primeiras do estado a receber a grade curricular revisada e ampliada.

O Novo Ensino Médio consiste em um modelo de ensino com carga horária maior, em vezes de 800 horas anuais, 1 mil, e com a liberdade de o aluno escolher qual é o tipo de formação que ele quer.

A diretora Michele Voltolini, da Escola de Ensino Médio (EEM) Yvonne Olinger Appel, que fica no bairro Cedrinho, explica que o Novo Ensino Médio inclui mais seis aulas, além das disciplinas obrigatórias que estão na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Deste total de seis, duas aulas são de outro língua estrangeira que não inglês (que está nas obrigatórias), duas de projeto de vida (orientações e discussões sobre o que aluno quer para a sua vida) e duas eletivas. 

As aulas eletivas variam conforme cada escola. No caso da Yvonne, os estudantes e os responsáveis preenchem um formulário quando se matriculam e nele informam qual aula querem ter, assim como o segundo idioma.

Até a quarta-feira, 20, a disciplina eletiva mais escolhida era o ensino profissionalizante. Se isso se confirmar, segundo a diretora, o professor da matéria vai elaborar um projeto com foco na profissionalização com os estudantes. O espanhol era a segunda língua estrangeira mais votada no momento da matrícula.

Até a quarta-feira, haviam sido confirmadas três turmas do primeiro ano do Ensino Médio, todas no matutino. Não havia número suficiente para fechar turma no vespertino.

As aulas no período da manhã no Yvonne iniciam às 7h e se encerram às 12h30. Os alunos recebem lanche e almoço na escola e também recebem transporte. O período da tarde começa às 12h30 e vai até 17h30.

João Boos

Rosinei Ana Cugik dos Reis, diretora, explica que a disciplina eletiva que vai ser lecionada ano que vem é empreendedorismo, com foco no metal-mecânico e têxtil. Foi a comunidade que escolheu essa matéria.

A Escola de Educação Básica (EEB) João Boos já tinha duas turmas matutinas confirmadas para o primeiro ano do Ensino Médio em 2020. Assim como no Yvonne, não havia número para fechar uma classe para o vespertino até a quarta-feira.

O horário de funcionamento do João Boos será das 7h15 às 12h. Apesar da diferença para o Yvonne, os estudantes também recebem almoço normalmente.

Capacitação

Os professores da rede estadual passaram por capacitações ao longo deste ano para compreender a proposta do Novo Ensino Médio. Rosi diz que estão todos preparados para a tarefa.

Entretanto, a diretora diz que é um desafio e que precisa de envolvimento de todos, inclusive da comunidade, para que renda frutos.

Outras escolas e noturno

As demais escolas estaduais da região de Brusque terão o Ensino Médio regular em 2020. O mesmo vale para as aulas à noite na Yvonne Olinger Appel e no João Boos, que serão no sistema tradicional.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo