Escolas de Brusque se destacam na V Feira Nacional de Matemática

A feira foi realizada de 28 a 30 de setembro, em Salvador, na Bahia, e teve a participação de 130 trabalhos

Escolas de Brusque se destacam na V Feira Nacional de Matemática

A feira foi realizada de 28 a 30 de setembro, em Salvador, na Bahia, e teve a participação de 130 trabalhos

Três trabalhos que representaram a Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque na V Feira Nacional de Matemática receberam troféu de destaque no evento. A feira foi realizada de 28 a 30 de setembro, em Salvador, na Bahia, e teve a participação de 130 trabalhos.

Na categoria Comunidade, o farmacêutico e bioquímico e doutor em Análises Clínicas da Gerência de Saúde da ADR, Nilton Rosini, apresentou o trabalho “A Matemática Auxiliando No Combate A Obesidade Infantil”. O trabalho demonstrou a importância da matemática como ferramenta para auxiliar no combate a obesidade infantil, com a avaliação de 1.813 alunos, da rede pública de Botuverá, Major Gercino e Guabiruba, onde foi constatado que 25% deles tinham resultados alterados, o que revelou a necessidade de medidas no combate e prevenção à obesidade infantil na região.

Na Educação Especial, o projeto das estudantes Gabrieli Burini e Shayane Klabunde, da Escola de Educação Básica João XXIII, de Brusque, teve como tema “Jardimática! A Matemática Sustentável dos Jardins”. Para Márcio da Silva, pai de Gabrieli, que participa do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAED), “tudo isso só foi possível graças a dedicação e o comprometimento dela, bem como o auxílio e o reconhecimento dos professores que acreditaram em sua capacidade. E a família, que em momento nenhum deixou de estar ao lado incentivando e auxiliando a Gabrieli, pois acreditávamos que ela possuía algo muito precioso e que precisava apenas ser lapidado”. O trabalho recebeu a orientação da professora Irani Aparecida Seidler Prim.

Também foi destaque na feira, na categoria no Ensino Médio, o trabalho “A Matemática nas Ondas Eletromagnéticas”, dos estudantes Eduardo Mello e Vinicius de França Lebeck. Os alunos frequentam a Escola de Ensino Médio Yvonne Olinger Appel, de Brusque, e foram orientados pela professora Ana Flávia Batilani Schmitz.

As escolas que representaram a ADR Brusque pertencem à rede pública estadual. “Este destaque é resultado do empenho dos estudantes em conjunto com professores, diretores e pais. É extremamente gratificante para as duas escolas e para a Gerência de Educação. Parabéns a todos”, disse a gerente de Educação da Agência, Sônia Maria Pereira Maffezzolli.


A Feira

As Feiras de Matemática apresentam um histórico de trinta e dois anos de existência em Santa Catarina e dez anos na Bahia. A Feira de Matemática é um processo educativo científico-cultural, que alia vivências e experiências, da qual podem participar na condição de expositores, alunos matriculados na Educação Básica, Educação Superior, Educação Especial e professores das instituições das redes públicas e privadas, assim como pessoas da comunidade. Em 2016, 200 jovens de 11 estados brasileiros participaram do evento, que foi promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia em parceria com a Universidade Estadual da Bahia (UNEB).

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio