Escolas públicas de Brusque, Guabiruba e Botuverá estão com rematrículas e matrículas abertas

Confira as datas e documentos necessários para o procedimento

Escolas públicas de Brusque, Guabiruba e Botuverá estão com rematrículas e matrículas abertas

Confira as datas e documentos necessários para o procedimento

As escolas municipais e estaduais já estão com rematrículas abertas. As redes de ensino dos municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá realizarão as matrículas dos alunos que já frequentam as unidades escolares para, posteriormente, abrir as vagas para novos alunos.

Brusque
Em Brusque, o período de rematrícula das escolas municipais teve início na segunda-feira, 5, e se estende até sexta-feira, 9, tanto para a Educação Infantil quanto para o Ensino Fundamental.

As matrículas para alunos novos na Educação Infantil terão início no dia 19 e vão até 23 de novembro. Para os alunos do Ensino Fundamental, começam no dia 12 e estarão abertas até dia 14. Entre os dias 12 e 13, será realizada a transferência dos alunos que passam da Educação Infantil para o Fundamental.

Veja também:
Árvores soterradas há mais de mil anos são encontradas em Brusque 

Cidades da região começam a organizar programação natalina 

Brusquenses comentam expectativa de título do Campeonato Brasileiro

Os seguintes documentos são necessários para o procedimento: certidão de nascimento, cartão de vacina atualizado e cartão do SUS; número do PIS e NIS (Número de Inscrição Social); CPF do aluno; comprovante de renda familiar ou declaração de renda bruta familiar, conforme modelo da Secretaria de Educação; comprovante de residência dos pais e/ou responsáveis e/ou contrato de aluguel, no qual neste caso, deverá ter assinatura devidamente reconhecida em cartório; CPF dos pais ou responsáveis; apresentação do protocolo do visto de permanência para as famílias estrangeiras; apresentação de documento comprobatório de guarda para as crianças que convivam com responsáveis, emitido pelo Juizado da Infância e Juventude.

Guabiruba
Em Guabiruba, as rematrículas na rede pública municipal tiveram início no dia 29 de outubro e finalizam nesta quarta-feira, 7. As novas matrículas serão realizadas entre 8 e 16 de novembro.

Para realizar as rematrículas e matrículas, é preciso estar munido dos seguintes documentos: certidão de nascimento (original e fotocópia); CPF ou RG, caso possua; comprovante de residência; uma foto 3×4; histórico escolar; atestado de frequência (em caso de transferência); cartão do SUS; cartão de vacina ou declaração dos pais e/ou responsáveis de que o aluno está com a vacinação em dia.

As instruções normativas que regulamentam o processo estão disponíveis no site da Prefeitura de Guabiruba.

Botuverá
Nas escolas municipais de Botuverá, o período de rematrícula teve início em 24 de outubro  e se encerra nesta quarta-feira, em 7 de novembro. As matrículas de novos alunos serão realizadas entre 8 e 23 de novembro.

De acordo com a Secretaria de Educação do município, a rematrícula é uma formalidade necessária para a atualização de cadastro escolar do aluno e deve ser realizada por todos aqueles que já frequentam as escolas e centros de educação infantil.

Para o procedimento, pais ou responsáveis dos alunos devem se dirigir à secretaria da unidade escolar com os seguintes documentos: CPF e RG, juntamente com o CPF, RG ou certidão de nascimento do aluno; carteira de vacinação e cartão do SUS do estudante.

Devido ao número de alunos atendidos, as rematrículas da creche e do jardim Anna Victória Pedrini serão realizadas no dia 5 e 6, das 7h às 17h, sem fechar para o almoço. As matrículas novas poderão ser efetuadas nos dias 7, 8 e 9, no mesmo horário.

Rede estadual
As matrículas para o ano letivo de 2019 nas escolas estaduais em Santa Catarina ocorrem entre os dias 19 e 23 de novembro. A unidade escolar deve ser escolhida pelos critérios de zoneamento, sendo a mais próxima da residência do estudante ou do local de trabalho dos responsáveis.

Veja também:
Rafael Horn, candidato da situação, apresenta propostas para a OAB-SC

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Bandido assalta família no bairro Fortaleza, em Blumenau

O processo de matrícula deverá ser realizado diretamente nas escolas, presencialmente. É necessário levar os seguintes documentos: certidão de nascimento; carteira de identidade; atestado de frequência com indicação da etapa/ano em 2018 e histórico escolar; comprovante de residência atualizado (até três meses anteriores a matrícula); uma foto 3×4 (opcional); carteira de vacinação, para os estudantes do Ensino Fundamental; fotocópia do CPF dos pais ou responsáveis.

Para realizar a matrícula no Ensino Fundamental, a criança deve ter 6 anos completos até 31 de março de 2019. Na Educação de Jovens e Adultos (EJA), os alunos interessados em cursar o Ensino Fundamental precisam ter 15 anos completos até o ato da matrícula, ou 18 anos para o Ensino Médio.

A expectativa do governo estadual é receber cerca de 100 mil novos alunos nas 1.073 unidades escolares, em todas as modalidades de ensino ofertadas. Haverá um segundo momento para as matrículas, entre  4 e 7 de fevereiro.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio