Escolinhas de futsal terão campeonato regional

Competição deve iniciar em 6 de abril. Associações de Brusque, São João Batista, Canelinha, Botuverá, Tijucas e Nova Trento poderão participar

Escolinhas de futsal terão campeonato regional

Competição deve iniciar em 6 de abril. Associações de Brusque, São João Batista, Canelinha, Botuverá, Tijucas e Nova Trento poderão participar

Representantes das escolinhas de futsal do Vale do Rio Tijucas, Brusque e região formalizaram na sede da Fundação Batistense de Esportes (Fube), em São João Batista, a criação do 1º Circuito Fube de Futsal Menor. A competição, prevista para começar em 6 de abril, dará calendário para todas as associações que trabalham com a modalidade nos municípios de Brusque, São João Batista, Canelinha, Botuverá, Tijucas e Nova Trento.

O professor da escolinha do Clube Esportivo Guarani, José Carlos Torresani, o Zé Carlos, revela que a ideia vinha sendo discutida desde o início do ano e é fundamental para fortalecer o futebol local. “Hoje, com exceção do Guarani e do São João, que disputam o estadual, as demais escolinhas não possuem competições. Isso desestimula a continuidade dos trabalhos”, observa.

Segundo ele, além de dar calendário para os atletas, a competição permite um intercâmbio entre os municípios. Outro fator ressaltado é o baixo custo financeiro. Zé Carlos comenta que o próprio Guarani já havia pensando em organizar uma liga regional. “A criação do campeonato caiu como uma luva para o Guarani. Tentamos isso no passado. Agora, temos uma competição interessante com custo praticamente zero”, observa.

A liga terá quatro modalidades nas categorias Sub-9/11/13 e 16. “Optamos por estender até o Sub-16 porque isso permite que alguns municípios tenham atletas com idade de disputar a Olesc”, explica.

O 1º Circuito Fube de Futsal Menor terá cinco meses de duração. Os jogos são realizados a cada 15 dias no sistema turno e returno. Os quatro melhores se classificam para as semifinais, que serão realizadas em São João Batista. “Como a ideia partiu da Fube, achamos que o mais justo seria fazer esta homenagem com o nome do torneio, além de realizar às semifinais e finais no município”, complementa.
Congresso Técnico
O professor do Guarani participou no sábado do Congresso Técnico do Campeonato Estadual de Futsal masculino nas categorias Sub-9/11/13/15 e 17. O clube disputa com os garotos de 11 e 13 anos. 

O Sub-11 terminou a competição em 2012 no décimo lugar entre 27 equipes. Para 2013, serão 31 participantes. A competição está distribuída de forma regional. São 22 clubes da parte litorânea e outros nove do Oeste do Estado. Na categoria Sub-13,  jogam 34 times – 19 da primeira microrregião e 15 da segunda.

Zé Carlos explica que o campeonato será regionalizado até a terceira fase para reduzir o custo das equipes. “Em 2012, enfrentamos um time do Oeste na segunda fase. Isso eleva o custo da competição”, observa.
Outra mudança será a quantidade de jogos de cada clube. “O regulamento este ano prevê que os times façam mais jogos. No ano passado, muitos eram eliminados já no início e disputavam poucas partidas”, revela. Os adversários do representante brusquense devem ser definidos até o início de abril.



Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio