Esgoto a céu aberto e tubulações quebradas incomodam moradores no Dom Joaquim

Secretaria de Obras explica que problema começará a ser resolvido em 15 dias

Esgoto a céu aberto e tubulações quebradas incomodam moradores no Dom Joaquim

Secretaria de Obras explica que problema começará a ser resolvido em 15 dias

Moradores da rua DJ-024, no bairro Dom Joaquim, sofrem com esgoto a céu aberto e tubulações quebradas. De acordo com o empresário Robério Schmitz, de 31 anos, que possui um terreno na rua, onde também residem os pais dele, relata que o problema é de anos e causa transtornos no local. 

Ele conta que a prefeitura arrumou um tubo que passa por debaixo da rua, para transferir um córrego, no lugar de uma ponte. Entretanto, não arrumaram as tubulações no morro, que estão todas entupidas há anos.

Segundo Schmitz, os moradores já se juntaram para arrumar o problema, com novos tubos, mas tudo entupiu novamente. Além disso, as crianças da rua quando brincam ficam expostas ao esgoto.

“Meu pai mora ali há 20 anos. É bem complicada e muito crítica a situação. Tem um tubo que fica aparecendo, na estrada, e acabou arrebentando por causa dos carros, que quebram”, continua.

Schmitz relata que o problema já poderia ter sido resolvido, pois trata-se de um trecho de 150 metros. Também existe a perspectiva para asfaltar a rua. Inclusive, o empresário conta que os moradores já até pagaram boletos para o asfaltamento, mas ainda não têm notícias sobre esta obra. 

De acordo com o secretário de Obras de Brusque, Ricardo de Souza, a rua está no planejamento de trabalho da prefeitura. Contudo, as últimas chuvas, que causaram estragos no município, adiaram o início das obras no local.

Souza explica que, inicialmente, o trabalho de implantação de sistema de drenagem deveria iniciar em março, porém, com o atraso pelas situações emergenciais, a obra ficará para maio ou junho. 

Contudo, ele afirma que o início do conserto do local com esgoto a céu aberto será em 15 dias. “Esse problemas de 20 e 30 anos são complexos de serem resolvidos. Com o aumento da densidade demográfica, os sistemas de drenagem que existiam ficaram obsoletos. Tudo deve ser resolvido com certa calma”, finaliza.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo