Espaço para circulação exclusiva de ciclistas é ampliado no Centro de Brusque

Com a conclusão da atual fase de implantação, serão 16 quilômetros disponíveis de ciclofaixas

Espaço para circulação exclusiva de ciclistas é ampliado no Centro de Brusque

Com a conclusão da atual fase de implantação, serão 16 quilômetros disponíveis de ciclofaixas

Mais 1,3 quilômetros de ciclofaixa devem estar sinalizados até o fim desta semana. A implantação começou em meados de agosto em frente à Praça da Cidadania e se estende a duas direções. O ciclista que está na Beira Rio consegue subir pela rua Elsa Offmann, passar pela ponte Arthur Schösser e chegar em frente ao Terminal Urbano. Deste trecho pode acessar a Alexandre Athanásio Gevaerd, depois Rodrigues Alves e chegar até a João Bauer, onde está localizada a Prefeitura de Brusque. Ou ainda, seguir pela Felipe Schimidt e ir até o bairro São Pedro.

“Nós estamos fazendo a ligação entre o norte e sul da cidade. Já fizemos contagem de pessoas que andam de bicicleta e chega fácil a 80 veículos por hora nos períodos de pico”, diz o secretário de Trânsito e Mobilidade, Paulo Sestrem. Ele afirma que, em alguns trechos é possível implantar a ciclofaixa sem retirar as vagas de estacionamento como na rua Rodrigues Alves. Na Alexandre Athanásio, Otto Renaux e Elsa Hoffman tiveram que ser extintos cerca de seis vagas em cada uma das vias.

Sestrem afirma que ainda deve ser acordada uma campanha de conscientização em que os agentes de trânsito irão orientar os ciclistas que andam fora da ciclofaixa para entrarem na área de segurança e para os motoristas respeitarem o espaço. “Nós temos que criar este novo espaço para que as pessoas possam acessar o centro da cidade de forma segura. Acreditamos que precisamos incentivar cada vez mais o uso da bicicleta, que  tem manutenção barata, não polui e traz benefícios à saúde”, diz Sestrem. 

> Confira reportagem completa na edição desta terça-feira, 3 de setembro, do Jornal Município Dia a Dia
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio