Espaço público de Brusque recebe grandes monumentos

Espaço público de Brusque recebe grandes monumentos

Esculturas – Crédito: Divulgação Prefeitura
O transporte de três monumentos chamou a atenção na manhã desta terça-feira, 24, em frente ao Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof (Fenarreco).

Com o auxílio de um guindaste, as peças do Roteiro Histórico foram cuidadosamente colocadas sobre bases de concreto. As obras de arte poderão ser apreciadas no espaço público que está sendo revitalizado pela Prefeitura de Brusque e que deve ser entregue para a comunidade até junho.


Entre os monumentos transportados estão um cavalo de 50 toneladas e dois agricultores, um de 13 e outro de 14 toneladas. As obras de arte representam o cotidiano de trabalho dos primeiros imigrantes.

O prefeito de Brusque, Paulo Eccel, e o superintendente da Fundação Cultural, Ivon Pereira de Mello, acompanharam a colocação das peças no espaço público, que deve receber mais três grandes esculturas nas próximas semanas.


Os monumentos foram esculpidos pelo artista plástico David Rodrigues.

Além do Roteiro Histórico, Brusque tem outros projetos para aproximar as obras de arte da comunidade, de acordo com as informações da prefeitura: o Roteiro das Esculturas e o Parque das Esculturas.

Estas iniciativas promovem a colocação das peças em espaço abertos para democratizar o acesso das pessoas à arte, contribuir com o paisagismo das praças e disponibilizar mais um atrativo aos turistas que visitam o município.


O Roteiro das Esculturas abrange 66 peças que serão colocadas em diferentes pontos da cidade. Algumas obras já podem ser vistas, como as duas esculturas que estão na Praça Sesquicentenário. Já o Parque das Esculturas passa por uma revitalização do ambiente e abrigará um acervo com 40 peças.

A arte-educadora da Fundação Cultural de Brusque, Roseli Moreira, destaca que estas iniciativas desenvolvidas no município são precursoras.

– Como patrimônio cultural e artístico esse acervo escultórico é pioneiro no Brasil e transforma Brusque na cidade das esculturas – destaca.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio