Especial mostrará como Brusque venceu diversas crises ao longo da história

Conteúdo que celebra os 160 anos da cidade tem como objetivo motivar e dar esperança à população

Especial mostrará como Brusque venceu diversas crises ao longo da história

Conteúdo que celebra os 160 anos da cidade tem como objetivo motivar e dar esperança à população

Nesta terça-feira, 4, o jornal O Município lança o especial Brusque: 160 anos de Superação, em comemoração ao aniversário da cidade.

O material, que será publicado nas versões impressa e digital, faz uma viagem pela história de Brusque, retratando diferentes crises enfrentadas ao longo dos anos e os avanços e aprendizados conquistados a partir destas dificuldades.

São 23 reportagens que ilustram várias fases de Brusque, iniciando ainda no século 19, logo depois da colonização, até a história recente.

Entre as crises estão as enchentes, como a de 1880, 1961, 1984, 2008 e 2011, além das dificuldades enfrentadas pelo setor têxtil, com a greve dos operários nos anos 1950, e a queda das indústrias centenárias, e ainda crises políticas e econômicas nacionais que tiveram reflexos a nível local.

Em todas as reportagens, houve a preocupação em mostrar a superação de Brusque em cada obstáculo que surgiu e como eles, de certa forma, foram importantes para construir a cidade que temos hoje.

Produzido pela jornalista Bárbara Sales, o especial teve o tema definido em março. Inicialmente, havia-se pensado outro assunto para o material comemorativo, porém, a pandemia da Covid-19 fez com que a equipe decidisse falar sobre superação, para motivar e dar esperança neste momento difícil que a população atravessa.

Durante toda a produção, Bárbara contou com as pesquisas e o auxílio do historiador brusquense Aloisius Lauth, que tem um vasto conhecimento sobre a história da cidade. Foram várias semanas de entrevistas via chamada de vídeo, troca de e-mails e mensagens via WhatsApp, respeitando o distanciamento imposto pela pandemia.

O acervo de O Município também foi importante fonte de pesquisa para o desenvolvimento das reportagens.

“Estou muito feliz com o resultado do especial. Foram meses de trabalho intenso, que teve como objetivo mostrar a força do povo brusquense. Passamos por um momento muito difícil, e saber que as reportagens podem contribuir para dar ânimo e servir de exemplo em meio a esse caos, já significa muito”, destaca a jornalista.

Inspiração em jornais antigos

Na versão impressa, o especial tem 64 páginas, tornando-se o maior caderno já produzido pelo jornal. O projeto gráfico foi desenvolvido pela designer Julia Fischer, que usou como referência a diagramação de jornais antigos.

“Testamos várias ideias diferentes, e chamou a atenção a ideia que o editor do jornal, Marcelo Reis, trouxe baseado nos jornais antigos. As capas desses jornais tinham menos fotos e várias mini-manchetes divididas por linhas, além de fontes em caixa alta e até em negrito para chamar a atenção”, explica.

Nas páginas internas, as reportagens foram diagramadas com mais espaços em branco, tirando a formalidade da diagramação do dia a dia. Além disso, nas fotos foram inseridas bordas em alusão às fotografias antigas.

“Como o especial é um apanhado desde 1868 até a atualidade, eu quis que tivesse um ar mais antigo em vários aspectos do layout”.

No digital, também foram incluídos detalhes que remetem ao projeto gráfico do impresso, como os subtítulos das reportagens e também as imagens com borda.

As reportagens do especial Brusque: 160 anos de Superação estarão disponíveis nesta terça-feira, tanto na versão impressa quanto na digital, no portal omunicipio.com.br.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo