Espetáculo teatral “Escutaqui” estreia no dia 30 em Guabiruba

Primeira sessão da peça será na escola João Boos, às 20h; a entrada é gratuita

Espetáculo teatral “Escutaqui” estreia no dia 30 em Guabiruba

Primeira sessão da peça será na escola João Boos, às 20h; a entrada é gratuita

Nascida e criada em Guabiruba, Trude é a casada há muitos anos com Rubens, com quem divide uma vida inteira de memórias registradas para sempre num velho álbum de fotografias.

Em “Escutaqui”, espetáculo teatral estreia na próxima segunda-feira, 30, às 20h, na Escola de Educação Básica Professor João Boos, o casal fictício irá reviver e compartilhar com a plateia momentos que marcaram o relacionamento deles e a própria história do município, como as disputadas finais dos jogos comunitários e a morte de um respeitado e saudoso prefeito. A entrada é gratuita e a classificação indicativa, livre.

A proposta de trazer à cena a tradição e a cultura locais de Guabiruba foi delineada pela atriz Jenifer Schlindwein (Paixão e Morte de Um Homem Livre, de Guabiruba; Ao Som dos Teares e A Ilha Deserta, de Brusque) e o ator Luís Gustavo Brusque (O Segredo da Janela, de Rio do Sul, e PlayBack, de Jaraguá do Sul), ambos acadêmicos do Curso de Teatro da Universidade Regional de Blumenau (Furb).

O texto dramatúrgico foi escrito por Vitor Hochsprung, poeta e estudante de Letras da Furb, e a direção do espetáculo está a cargo de Jéssica Marta Dornelles, atriz formada em Teatro pela mesma instituição de ensino.

Contemplado com recursos do V Fundo Municipal de Apoio a Cultura de Guabiruba (2017) – através da prefeitura e da Fundação Cultural – “Escutaqui” proporcionará ao público outras duas sessões gratuitas em novembro: dia 23, no Pavilhão São Cristóvão, no Aymoré, às 15h; e dia 26, na Câmara de Vereadores de Guabiruba, às 16h30.

Processo criativo
Jenifer e Luís Gustavo se dedicaram a pesquisar, junto a personagens reais de Guabiruba, histórias, contos, lendas e causos locais que pudessem servir de matéria-prima ao projeto teatral “Escutaqui”.

O processo criativo teve início em maio, quando os atores conduziram pessoalmente uma série de entrevistas. “As histórias coletadas na pesquisa de campo embasaram a concepção de situações para o ambiente cênico”, explica Jenifer, proponente do projeto.

Na etapa seguinte, com o entrelaçar de métodos e técnicas específicos do Teatro, o material bruto foi lapidado num trabalho em equipe, que envolveu tanto a elaboração do texto por Hochsprung, como a experimentação de improvisos por Jenifer e Luís Gustavo, orientados pela diretora Jéssica.

“Escutaqui” une a arte cênica à pesquisa sobre a cultura e o povo guabirubense. “Colocamos em prática um projeto emergente na universidade e muito almejado particularmente”, afirma Jenifer.

“Além de nos comprometermos a criar nossa própria arte – sem que sejamos meros executores, buscamos preservar o patrimônio imaterial de Guabiruba e seu povo, a cultura local e sua identidade, propagar este conteúdo às diversas gerações e fomentar a produção teatral na cidade”, complementa a atriz, que tem planos de levar “Escutaqui” também para outros municípios.

“Este espetáculo carrega em seu contexto a rica bagagem cultural de Guabiruba. Ficaremos orgulhosos de compartilhá-lo com artistas e públicos de outras cidades”.

Ficha técnica

Direção: Jéssica Marta Dornelles
Dramaturgia: Vitor Hochsprung
Elenco: Jenifer Schlindwein e Luís Gustavo Brusque
Cenografia: Luciano Mafra
Material gráfico e Identidade visual: José Luiz Day

Agenda “Escutaqui”:
30/10 – 20h – Escola de Educação Básica Professor João Boos – Centro
23/11 – 15h – Pavilhão São Cristóvão – Aymoré
26/11 – 16h30 – Câmara de Vereadores de Guabiruba – Centro

Nascida e criada em Guabiruba, Trude é a casada há muitos anos com Rubens, com quem divide uma vida inteira de memórias registradas para sempre num velho álbum de fotografias.
Conteúdo exclusivo para assinantes

Para ler todas as notícias, assine agora!

Oferta especial para você ficar
bem informado SEM LIMITES

Menos de

R$ 0,35
ao dia
R$ 9,90 ao mês
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio