Estabelecimentos brusquenses aderem ao pet friendly; conheça

Centro comercial e cafeteria incentivam a receptividade também para o animal de estimação

Estabelecimentos brusquenses aderem ao pet friendly; conheça

Centro comercial e cafeteria incentivam a receptividade também para o animal de estimação

Levar o animal de estimação para locais de lazer pode ser um desafio. Muitos estabelecimentos não aceitam a presença do cãozinho, por exemplo. Contudo, alguns espaços se adaptam para isso e abrem as portas para os bichinhos em Brusque. É o caso do shopping River Mall e a cafeteria e bistrô Quintal 39, que são pet friendly.

De acordo com a superintendente do River Mall, Patricia Kohlrausch, desde a inauguração do espaço, em outubro de 2018, o shopping adota a modalidade por ter operações do segmento no local. 

“O próprio empreendimento já foi projetado para ser Open Mall, dando esse conforto para nossos clientes. Com uma área externa atrativa, deck e chafariz”, conta.

Patrícia destaca que o estabelecimento se tornou uma opção dentro da cidade para os tutores de pets. Além disso, avalia que os clientes são simpáticos a essa postura e agradecem pela receptividade.

“Temos em todos os corredores potes com água e comida para nossos animais de estimação. Criamos o evento Pet Mall, no qual tivemos recreador para os pets, feira de produtos, estúdio de fotos, feira para adoção e como decoração do evento utilizamos o tema Patrulha Canina. Foi um grande sucesso e já está no Calendário 2020”, comenta. 

O Quintal 39 Café Bistrô, antigo Kaldi Café, é outra opção que se adequou para tornar-se pet friendly no município. 

A sócia-proprietária do estabelecimento, Gislaine Hodecker, explica que, por ter um espaço ao ar livre, foi pensado em atrair clientes que queriam tomar um café acompanhados de seus animais de estimação. “O início foi dois anos atrás e nós simplesmente colocamos um recipiente para os animaizinhos tomarem água”, diz. 

O pequeno ato trouxe resultados. Gislaine conta que cada vez mais aumenta o número de clientes acompanhados dos bichinhos no estabelecimento. Contudo, avalia que ainda não é algo comum em Brusque. 

“A cultura do pet friendly já é algo muito consolidado nos grandes centros. A cada dia mais cresce nas cidades menores. Acreditamos que logo muitos locais irão aderir a essa prática”, completa. 

Orientações aos tutores e estabelecimentos

Segundo a Opinion Box, que realiza pesquisas de mercado, 42% dos tutores de pet no Brasil já deixaram de frequentar ou de ir até um lugar por este não aceitar a entrada de animais. 

Portanto, para receberem os bichinhos nos locais, os estabelecimentos precisaram se adaptar. Além disso, criam regras de comportamento, inclusive para o dono de pet.

Cuidados como respeito ao espaço do outro, além de um olhar atento para a higiene, quando trata-se de estabelecimentos de alimentação. 

Segundo orientação do Sebrae de Santa Catarina, observações devem ser feitas antes de adotar políticas de inclusão e permanência de animais de estimação em seu estabelecimento. Confira:

• recipiente com água e comida;
• saquinhos de lixo;
• pano de limpeza;
• produtos desinfetantes;
• sinalizadores de portas de vidro;
• coleira para deixar os animais;
• caminhas para descanso.

O petfriendly na prática

De acordo com Gislaine, no café Quintal 39, todos os clientes que levam animais de estimação são super cuidadosos com os bichinhos, o que reflete na boa convivência na divisão de espaço com outros clientes. 

“Não temos nenhuma regra específica, porque as pessoas levam seus pets e cuidam muito bem deles”, ressalta.

Segundo normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a entrada de animais domésticos em estabelecimentos onde tenha consumo ou preparo de alimentos só é permitida se o local dispor de uma área externa para os pets.

Além disso, é necessário um ponto com água corrente e um profissional dedicado a fazer a limpeza do ambiente. O mesmo profissional não poderá exercer atividades que envolvam o alimento.

Por possuir um espaço aberto, o Quintal 39 garante o bom convívio e a segurança dos clientes. Além disso, esta área fica separada do espaço onde são preparados os pratos e as bebidas, o que evita o contato dos pets com a cozinha. 

Já no River Mall foram criadas orientações específicas, principalmente em caso das visitas de cães de grande porte.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo