Estabelecimentos de saúde de Santa Catarina informarão dados de plantonistas

Hospital Azambuja se prepara para adotar medida; gestores avaliam lei positivamente

Estabelecimentos de saúde de Santa Catarina informarão dados de plantonistas

Hospital Azambuja se prepara para adotar medida; gestores avaliam lei positivamente

O governo do estado regulamentou uma lei estadual que prevê a divulgação dos nomes dos responsáveis administrativos e médicos chefes de plantão de estabelecimentos de saúde em Santa Catarina. O decreto foi publicado na edição de 27 de abril do Diário Oficial do Estado.

A medida prevê que hospitais, prontos-socorros, ambulatórios e demais estabelecimentos de atendimento à saúde disponibilizem, em local de fácil visualização, nas entradas principais de acesso ao público, sistema de informação identificando os profissionais escalados para a prestação dos serviços.

Segundo a lei, as informações deverão ser atualizadas todos os dias. Além disso, terão que ser informados o nome completo, o registro profissional e o horário de trabalho do responsável administrativo, assim como dos médicos responsáveis pelas chefias de plantão, dos médicos plantonistas e dos enfermeiros e técnicos de enfermagem escalados para o turno.

De preferência, a divulgação deverá ser feita em uma das paredes internas próximas à recepção, em material impresso ou em um quadro branco, com pincel atômico ou monitor eletrônico de, no mínimo, 14 polegadas. Além de informar os nomes, também deverá constar como o paciente poderá fazer reclamações ou dar sugestões para a melhora do serviço.

O secretário de Saúde de Brusque, Humberto Fornari, explica que, em Brusque, o único estabelecimento que será atingido por essa lei é o Hospital Azambuja, pois tem o plantão médico. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Centro de Serviços em Saúde não se enquadram na nova regra.

Embora, no momento, a prefeitura não tenha um plantão médico na sua rede de atendimento, o secretário vê com bons olhos a medida. “É importante a população saber essas informações”.

O administrador do Hospital Azambuja, Fabiano Amorim, diz que a instituição ainda não foi notificada, mas cumprirá a lei assim que receber o aviso. “São coisas que beneficiam os clientes, e isso sempre tem que ser feito”.

Segundo Amorim, as escalas do hospital já são públicas dentro da instituição e também são comunicadas à prefeitura. Maior instituição de saúde de Brusque, há 18 escalas diferentes dentro do Azambuja.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo