Estado abre inscrições para professores ACTs

Professores interessados nas vagas para a rede estadual em 2015 têm até dia 4 de agosto para se inscrever no processo seletivo

Estado abre inscrições para professores ACTs

Professores interessados nas vagas para a rede estadual em 2015 têm até dia 4 de agosto para se inscrever no processo seletivo

Desde o dia 4 de julho estão abertas as inscrições para o processo seletivo de Professores Admitidos em Caráter Temporário (ACTs) da Secretaria de Estado da Educação (SED). Os interessados atuarão nas escolas da rede estadual durante todo o ano de 2015. O gerente de educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), de Brusque, Rodrigo Cesari, diz que os professores ACTs são tão importantes quanto os efetivos. “Eles precisam ter a mesma qualificação e capacitação dos outros. Só não são efetivados por questão de planejamento do governo do estado”, diz.

Cesari conta que no último concurso para efetivação de professores, o estado contratou o que não havia sido contratado nos últimos dez anos. “Se olharmos o crescimento populacional e o número de crianças e adolescentes que entrarão nas escolas daqui há dez anos, o dado mostra que está diminuindo. Então se forem efetivados mais professores, chegará um momento em que sobrará esses profissionais”, diz. Assim, com a contratação de ACTs é possível ter um controle dos professores e renovar os contratos todos os anos. “Além de oportunizar as pessoas que buscam tanto por uma vaga”, diz Cesari.

Nesse ano, o gerente de educação conta que na região da SDR cerca de 650 professores admitidos em caráter temporário atuam nas escolas da rede estadual. “Para o próximo ano ainda não sabemos quantas vagas serão abertas, até porque temos os professores da educação especial, que são contratados conforme a necessidade e laudos médicos”, diz.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no site www.acafe.org.br. As vagas são destinadas para a educação básica, nos níveis de ensino fundamental e ensino médio, nas modalidades de educação de jovens e adultos, casa familiar rural, educação em espaços de privação de liberdade (Unidades Prisionais, Unidades Socioeducativas e Centros Terapêuticos) e educação especial. Também é possível se inscrever na educação profissional para atuação nos Centros de Educação Profissionais (Cedups).

Uma novidade nesse ano é as vagas para as disciplinas dos Programas/Projetos (professor orientador de Convivência e Leitura, professor orientador de Laboratório de Matemática, Física, Química e Biologia, professor orientador de Escola Aberta e de Mais Educação) e professor residente, professor orientador de curso, de laboratório e de estágio.

De olho nas datas
As inscrições seguem até o dia 4 de agosto e o prazo para pagamento da taxa de inscrição vai até o dia 6 de agosto. A partir do dia 10 de outubro sai a confirmação do local da prova. “Acreditamos que serão realizadas na Unifebe, mas mesmo assim, é importante ficar de olho no site da SED”, diz o gerente de educação, Rodrigo Cesari.
As provas serão aplicadas no dia 19 de outubro e a homologação do resultado final sai em 9 de dezembro. A escolha de vagas da educação básica é entre os dias 10 a 12 de dezembro e para a educação profissional, nos dias 10 e 11 de dezembro.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio