Estado pressiona consórcio para que termine duplicação da rodovia Antônio Heil em 2019

Obra está praticamente parada, mas romper com empresa poderia causar mais atraso

Estado pressiona consórcio para que termine duplicação da rodovia Antônio Heil em 2019

Obra está praticamente parada, mas romper com empresa poderia causar mais atraso

Praticamente paralisada, a duplicação da rodovia Antônio Heil (SC-486), que liga Brusque a Itajaí, converteu-se em um problema para o governo de Carlos Moisés da Silva. O estado tenta que o consórcio Triunfo-Compasa termine a obra até o fim do ano, para evitar ainda mais atrasos.

O vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi, esteve em Florianópolis na semana passada e tratou sobre a duplicação com o secretário-adjunto de Infraestrutura, Pedro Luiz Humphreys Stonoga.

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Vequi levou consigo um levantamento técnico que foi feito pela prefeitura para mostrar que a obra está virtualmente parada. Ele apresentou fotos que mostram poucos funcionários e maquinário na rodovia.

“O secretário colocou a dificuldade de a empresa retomar a obra e que a posição é de espera do prazo”, diz o vice-prefeito. O governo concedeu um prazo para que o consórcio se manifeste sobre a continuidade da duplicação.

A empresa tem alegado ao governo do estado dificuldades com desapropriações e outras questões. Mas o que sabe é que há dificuldades por parte dela.

“A administração também está ciente de que a empresa executora enfrenta dificuldades para realizar a obra e o ritmo dos serviços está lento. O Deinfra está tomando as medidas junto à empresa para que a obra seja realizada até o fim de 2019”, informa o governo estadual.

Há três alternativas postas à frente do governo do estado neste momento. A primeira delas é a negociação com o consórcio para que este retome os trabalhos. É a preferida do governo e menos custosa.

A segunda e a terceira dependem de uma situação que se tenta evitar a todo custo: o rompimento do atual contrato. Haveria a possibilidade de chamar a segunda colocada para terminar a duplicação.

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A terceira opção seria a mais complicada: o encerramento do contrato atual e a “relicitação” da obra. Sairia mais caro e poderia demorar mais tempo.

BR-101
A construção do grande cruzamento da BR-101 com a Antônio Heil, em Itajaí, não tem perspectiva de sair do papel. O Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) chegou a informar, na gestão passada, que a obra ficaria pronta neste ano.

“A interseção com a BR-101 foi autorizada, porém há problemas com desapropriações nas áreas das alças das interseções que precisam ser superados”, diz o governo, por meio de comunicado.

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