Estão abertas as inscrições para Orquestra Municipal Estudantil

Os interessados devem estar cursando o Ensino Fundamental a partir do 5º ano da Rede Municipal

Estão abertas as inscrições para Orquestra Municipal Estudantil

Os interessados devem estar cursando o Ensino Fundamental a partir do 5º ano da Rede Municipal

“Sem a música, a vida seria um erro”! A citação do filósofo alemão, Friedrich Nietzche, define o novo projeto em desenvolvimento pela Secretaria de Educação. A iniciativa que terá início ainda esta semana com a contratação de instrutores, juntará cerca de 50 estudantes para a criação da primeira Orquestra Municipal Estudantil.

Os interessados em aprender um novo instrumento, ou que já dominam alguma modalidade, podem se inscrever nas próprias unidades escolares, desde que estejam cursando o Ensino Fundamental a partir do 5º ano da Rede Municipal de Ensino. As aulas serão ministradas, em sua maioria, no próprio educandário e terão início após a seleção dos alunos da orquestra.

Entre os instrumentos que integrarão a Orquestra Municipal Estudantil estarão violoncelo, violino, flauta transversal, clarinete, trompete, trombone, guitarra, contrabaixo, teclado, bateria/percussão, violão e gaita. De acordo com o Diretor de Inclusão, Diversidade e Projetos, Orlando Borchardt, o objetivo é que a equipe esteja pronta para se apresentar até agosto.

“Nossa meta é desenvolver a cultura de interpretação da música erudita com nossos estudantes. Já que por esse meio, eles participarão da inclusão em novos ambientes e ainda poderão apresentar seus conhecimentos com a exibição em eventos, representando Brusque”, destaca Borchardt.

A Secretaria de Educação conta com a colaboração dos pais dos adolescentes participantes, visto que o projeto é mais um investimento da pasta na obtenção de aprendizado diferenciado. “Queremos que a vida destes jovens futuros músicos não seja um erro, mas de muita música, cultura e sabedoria. Essa ação refletirá nos estudos e, principalmente, no futuro dos nossos jovens”, frisa o diretor de criação da Orquestra.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio