Registro feito na manhã desta segunda-feira,13. Bancos de areia aparecem no Itajaí Mirim.

Situação preocupante dos nossos rios com a falta de chuva! Fiz um levantamento dos volumes de precipitação, com base nos dados das minhas estações. Brusque está há cinco meses com déficit pluviométrico:

Abril: 56,9 mm


Maio: 51,4 mm


Junho: 67,5 mm


Julho: 10,7 mm


Agosto: 23,1 mm (Até dia 13)

Imagem desta tarde,13, entre os bairros Rio Branco e Dom Joaquim.

Estamos há vários dias sem uma chuva consistente em nosso município, a última vez que choveu “mais ou menos” foi no último 3 de agosto, com 14,9 mm. Os rios estão à míngua, a citar como exemplo, o nosso Itajaí Mirim que registrou nesta segunda-feira,13, seu nível mais baixo de 2018, com apenas 79 cm. Segue o estado de atenção.

Tendência de pouca a quase nada de chuva nos próximos dias, segundo meteorologistas

Conversando com o amigo meteorologista Piter Sheuer, não há perspectiva de chuva representativa para os próximos dias. A passagem de um sistema chuvoso entre a madrugada e manhã de quarta-feira,15, trará apenas chuva mal distribuída o que não irá resolver em nada esta atual situação de estiagem. Tempo seco na quinta sendo que na sexta, teremos a circulação marítima agindo no Vale do Itajaí, quando então, poderemos ter chuviscos/garoa em Brusque e entorno, finaliza Scheuer.