Conteúdo exclusivo para assinantes
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Estratégia eleitoral: Mauro Mariani vota pelo prosseguimento da investigação contra Michel Temer

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Estratégia eleitoral: Mauro Mariani vota pelo prosseguimento da investigação contra Michel Temer

Vira casaca

Raul Sartori

Estratégia de Mariani
O deputado federal Mauro Mariani diferenciou-se da bancada do PMDB e votou para que a denúncia contra o presidente Michel Temer fosse adiante, anteontem, causando surpresa. Mas, segundo correligionários próximos, fez uso de uma orientação das bases, atendendo eleitores que lhe tem dito que se não fosse assim não darão seu voto a ele se for candidato a governador em 2018.

Vira casaca
Onze deputados mudaram seus votos anteontem em relação à análise da primeira denúncia contra o presidente Michel Temer, em agosto passado. Oito deles estiveram ao lado do presidente à época e agora votaram pelo prosseguimento da investigação. Entre eles o catarinense João Paulo Kleinubing, do PSD. Publicou nota dando explicações para a mudança de posição.

Sem transparência
Se pode, o Legislativo estadual sempre tenta esconder o que acha que pode, se for feito às claras, pode receber pedradas. É o caso da compra de um novo prédio para abrigar seu setor administrativo. O edital foi publicado apenas no Diário Oficial do Estado e no Diário da Assembleia, cujo número de leitores conta-se em dezenas.

No time
Os principais caciques do PMDB de SC não vinham escalando o prefeito de Joinville, Udo Döhler, entre os nomes de ponta para a sucessão de Raimundo Colombo. Os que tem ido conversar com ele sobre ao assunto, ouvem algo como “estou nesse time e não será fácil me tirar dali”. E dito de forma a mostrar que se for ao ataque, pode virar artilheiro.

Especial interesse
A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado aprovou quarta-feira projeto que dá à região do reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes, entre São Paulo e Paraná, a condição de área especial de interesse turístico, com o nome de Angra Doce. Seu relator, senador Wellington Fagundes (PR-MT), recomendou a rejeição de emenda apresentada pelo senador Dário Berger (PMDB-SC) visando instituir o município catarinense de Governador Celso Ramos como outra área de especial interesse turístico. Justificou que não se enquadra na definição legal por abranger área de um único município.

Discriminação
Integrantes de 12 grupos de dança tradicionalista gaúcha, de diversos municípios do litoral, foram à Assembleia Legislativa pedir recursos para sua manutenção. Evitaram manifestar em público uma reclamação mais intima e choros. Que não tem faltado dinheiro público para o balé, tudo para a escola do Bolshoi, em Joinville.

Ela mesma
Blumenauenses que acompanham tudo o que acontece com sua mais famosa conterrânea, Vera Fischer, são os primeiros a dizer que na peça “Doce pássaro da juventude”, que estreou semana passada no Rio de Janeiro, com sucesso de crítica e público, a atriz interpreta no palco algo com que convive no sua cotidiano, ou seja, a dificuldade, na sua idade (65) de lidar com uma beleza que em boa parte ficou lá atrás, na juventude. Mas está longe de ser uma atriz decadente, como é sua personagem, Alexandra del Lago.

“Homenagens”
Este espaço detesta, e nada de caráter pessoal, que se construa ou nomeie bens públicos, construídos com recursos públicos, evidentemente, com nomes de políticos, por razões que dispensam explicações. É o caso de um teatro a ser construído em Joinville em homenagem ao ex-governador Luiz Henrique da Silveira.

Bebê ianque
Mulheres brasileiras – e há catarinenses entre elas – tem ido até os Estados Unidos para que seu bebê nasça lá, o que lhe garante, automaticamente, a cidadania americana, com todos os direitos e deveres. Alguém andou fazendo gozação dizendo que não se tem notícia de que brasileiras tem viajado para a Venezuela, tão decantada pelo PT, para a mesma aventura.

Espaço feminino
Mais uma vitória das mulheres. A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou a projeto de lei do Executivo, que permite a elas integrarem qualquer cargo de oficiais da Marinha do Brasil. Também poderão ser admitidas nas atividades operativas da força, podendo integrar o corpo da Armada e o de Fuzileiros Navais, até então restritos aos militares do sexo masculino.

DETALHES
É o deboche do deboche. Com direito a 60 dias de férias e cinco feriados a mais do que os fixados em lei, o Supremo Tribunal Federal criou mais um descanso prolongado neste ano para ministros e servidores ao transferir o Dia do Servidor Público, que cai neste sábado, 28, quando não há expediente, para a próxima sexta-feira, 3, dia normal de trabalho.

Segue sendo aprovado em comissões da Assembleia Legislativa projeto propondo a criação do Programa Cadeira de Rodas Motorizada, destinado ao atendimento de pessoas com distrofia muscular progressiva em SC.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Quero assinar com preço especial
[Acesse aqui]

Sou assinante

Sou assinante do impresso,
mas não tenho login
[Solicite sem custo adicional]

Tire suas dúvidas, em horário
comercial, pelo (47) 3351-1980

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio