Estudantes brusquenses cultivam próprios alimentos em horta escolar
Ação conscientiza a preservação do meio ambiente e da importância de uma alimentação saudável
Ação conscientiza a preservação do meio ambiente e da importância de uma alimentação saudável
As hortaliças dispostas nas refeições dos estudantes da Escola de Educação Fundamental Professora Adelina Zierke, no bairro São João, são cultivadas e colhidas diariamente pelos próprios alunos na horta criada pela comunidade escolar.
As 18 crianças entre dois e cinco anos, são conscientizadas na prática sobre a preservação do meio ambiente e da importância de uma alimentação saudável. No próprio educandário, foram confeccionados canteiros, nos quais são cultivadas flores e hortaliças como alface, brócolis, couve e abóbora, além dos temperos que complementam o cardápio.
Os métodos de desenvolvimento adotados pela equipe permitem o envolvimento de todos os alunos, professores, servidores e comunidade local. Os participantes selecionam as espécies a serem cultivadas, realizam pesquisa com o objetivo de expandir a horta escolar nas famílias, implantam os canteiros com adubos orgânicos, utilizam as hortaliças em receitas e aprendem sobre valores nutricionais.
De acordo com a diretora da escola, Neusa Sapeli Teixeira, o projeto vai além das salas de aula. “Eles não aprendem apenas como plantar, colher, cultivar, proteger e se alimentar melhor. As crianças adquirem valores morais. Se preocupam com aquilo que são responsáveis e, ajudam a transformar a escola em um ambiente familiar e sustentável”.
Dentre os objetivos propostos nas atividades estão o de despertar o interesse em conhecer sobre o processo de germinação, estimular os estudantes a construírem seu próprio entendimento no contexto interdisciplinar, gerar relações fraternas e solidárias e reeducar e estimular um estilo de vida saudável.
A Escola de Educação Fundamental Professora Adelina Zierke está localizada no interior do município de Brusque, na divisa com a cidade de Nova Trento, e atualmente, é o educandário com o menor número de alunos da rede municipal de ensino.