Em maio de 2021, estudantes do Colégio Cônsul Carlos Renaux participavam dos primeiros encontros do Modelo das Nações Unidas (MUN). O MUN é realizado pela ONU desde 1946 e possibilita que estudantes ao redor do mundo participem de um grande jogo diplomático.

Os estudantes vivenciaram uma caminhada de grandes exigências e de muito aprendizado e já possuem no currículo simulações virtuais e presenciais: FAMUN (Campinas, Brasil), WIMUN (Genebra, Suíça), DSTMUN (Thessaloniki, Grécia), HMUN (Boston, EUA) e NHSMUN (Nova Iorque, EUA), sendo nos Estados Unidos os encontros presenciais.

Na WIMUN em Genebra, as alunas Sofia Romanenko Halfpap e Stephanie Possamai, conquistaram dois prêmios respectivamente com o melhor Position Paper: Commission on Crime Prevention and Criminal Justice e World Health Assembly 3. Nas simulações presenciais nos Estados Unidos, na HMUN, em Harvard, a estudante Sara Bernardo ganhou duas disputadas premiações: diplomacia e redação. A conquista mais recente ocorreu em Nova Iorque, na sede da ONU, onde o Colégio Cônsul recebeu a premiação mais alta em Preparação e Pesquisa, o Distinction.

Conquista na NHSMUN

A NHSMUN (National High School Model UN) é a maior conferência para escolas de Ensino Médio do mundo e em 2022 foi realizada nos dias 18 a 21 de março, em Nova Iorque.

Participaram do evento 300 escolas e cinco mil estudantes de 80 países. As delegações receberam a definição de um país que deveriam representar no evento. Em Nova Iorque, a equipe do Colégio Cônsul representou o Canadá. Os estudantes se debruçaram sobre a história, a geopolítica, as leis e, principalmente, sobre o posicionamento do país nas reuniões e decisões da ONU, nos aspectos sociais, econômicos, políticos, ambientais e de segurança internacional.

Estavam sendo disputados três prêmios dentro da categoria de Preparação e Pesquisa: o Merit, o Excellence e o Distinction, e o Colégio Cônsul recebeu o prêmio mais alto da categoria: o Distinction.

O estudante do Colégio Cônsul, André Massafra, foi o chefe da delegação nessa etapa e conta sobre a emoção vivida pelo grupo: “Quando nem era esperado, foi chamado o College Cônsul Carlos Renaux. Aos gritos e pulos estávamos lá, sendo o Brasil no topo. Recebemos o prêmio de distinção em pesquisa e preparação, um desfecho perfeito à um ciclo vitorioso do Cônsul dentro das MUN’s. Como chefe dessa delegação nunca senti tanto orgulho”.

Os professores do Colégio Cônsul envolvidos no projeto salientam o quanto a experiência de viver essas simulações transformou os estudantes. “O resultado mais visível que posso identificar é como os estudantes foram se desenvolvendo nessa caminhada. Autonomia, resiliência, disciplina e uma visão ampla de mundo são as principais. Ter que discursar em outra língua e com assuntos tão específicos foi um grande desafio, mas eles superaram e estão mais resilientes”, relata o professor de atualidades, Reynaldo Coimbra.

A professora de língua inglesa, Karline Beber Branco, destaca que a participação nas simulações mostrou a competência e a habilidade dos estudantes nessa discussão de temas complexos. “Ao longo do tempo eles legitimaram o conhecimento sobre regras e a dinâmica de uma vida diplomática e mostraram a capacidade de comunicação em língua inglesa. O lema do grupo passou a ser: Discutir o mundo, com o mundo, pelo mundo, para o mundo”.

Todo o avanço conquistado através do projeto também foi reconhecido pela estudante Beatriz Melo. Para ela o programa da ONU foi um divisor de águas. “Todo o estudo, todas as horas de preparação, até mesmo nos finais de semana valeram a pena. As memórias, histórias e laços que foram criados são para vida. Toda a nossa dedicação na pesquisa e nas discussões também valeram muito”, conta ela.

Projeto ONU no Colégio Cônsul

No ano de 2021, 28 estudantes participaram do projeto, sendo que 18 estiveram na simulação de Nova Iorque. Para 2022, o Colégio abriu nova seleção de alunos do Ensino Médio para compor o grupo. Além disso, terá início o Projeto Jovem Embaixador, que será destinado aos estudantes do 6º ao 9º do Ensino Fundamental.

O Diretor do Colégio Cônsul lembra ainda toda a motivação que o projeto está proporcionando aos demais estudantes: “Este projeto, além de conhecimentos básicos e uma boa produção textual, têm exigido dos estudantes uma preparação sobre atualidade, oralidade, economia, geopolítica, globalização e relações internacionais, além da fluência na língua inglesa. As repercussões do projeto estão influenciando positivamente a mudança de postura, comprometimento e organização das rotinas de estudo dos estudantes”.

A missão do Projeto ONU é contribuir para a formação de futuros líderes e cidadãos jovens globais por meio do modelo das Nações Unidas.