Estudantes do Senac realizam melhorias no Lar dos Idosos de Brusque

Integrantes do curso de Design de Interiores planejaram e executaram intervenções no espaço

Estudantes do Senac realizam melhorias no Lar dos Idosos de Brusque

Integrantes do curso de Design de Interiores planejaram e executaram intervenções no espaço

Os alunos do curso técnico de Design de Interiores, do Senac de Brusque, desenvolveram durante o último ano uma atividade integradora, que foi muito além do dia a dia acadêmico. Do fim de 2015 até outubro deste ano, eles realizaram várias etapas de um projeto que culminou em pequenas intervenções de melhorias em espaços do Lar dos Idosos do Lions Clube, no bairro Cedrinho. O resultado do trabalho foi apresentado na noite desta segunda-feira, 31, para a direção da entidade.

Ao todo, 15 alunos, orientados pelos professores, foram responsáveis por planejar, fazer orçamento e executar o projeto, que contou inclusive com fotos e entrevistas prévias no local. O coordenador do curso, Edison Corrêa, explica que os estudantes foram divididos em grupos e cada um ficou responsável por um dos cômodos do local. Eles botaram a mão na massa, fazendo desde a colocação de prateleiras até as pinturas. Foram cinco espaços: uma área externa, o canto da leitura, canto da TV, refeitório e corredor.

“Foi um exercício real no mercado de trabalho, em que puderam praticar a parte técnica, desenvolver as ferramentas e aplicar em projetos de interiores. Precisaram ter flexibilidade para adequar o espaço, levando em consideração a mobilidade dos residentes, que são idosos”, explica.

O coordenador afirma que para executar o projeto os estudantes contaram com o apoio de 24 empresas e parceiros da região, que ajudaram com objetos e produtos. Em geral, foram estabelecimentos de materiais de construção e lojas de decoração. “Por menores que sejam as alterações realizadas, a ação levanta a autoestima dos idosos, já que promove um bem-estar social maior para eles”, afirma Corrêa.

A aluna Alessandra Fátima Novaes Dantas, afirma que foi gratificante realizar as melhorias no Lar. Segundo ela, cada colaborador teve o sentimento de carinho despertado com esta atividade. “Acabamos não apenas fazendo melhorias, mas fazendo amizades. Nós pensamos em cada elemento, em cada detalhe, que por mais simples que seja, vem trazer uma nova vida para o local”.

Toque de amor

O presidente do Lar dos Idosos do Lions Clube, Max Otto Riegert, destaca que as melhorias são muito bem-vindas e que a iniciativa do Senac vem de encontro com os princípios da entidade. “Prezamos muito pelo bem-estar dos idosos, para que eles se sintam num ambiente agradável, para que eles saibam que aqui não é um prédio, mas sim o lar deles”, diz Riegert, que completa: “Há um toque de amor e de elegância, que contribuiu para que nossos moradores se sintam um pouco mais felizes”.

O vice-presidente do lar, Ademir Pereira, diz que ficou impressionado com a delicadeza das melhorias realizadas pelos alunos. Ele lembra que por meio deste projeto, muitas pessoas e empresas integraram-se ao local e puderam conhecer a entidade. “Coisas pequenas que fazem um mundo novo”. Atualmente residem no local 62 idosos, de 70 a 100 anos.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio