Estudos para a execução do projeto executivo da ETA da Cristalina é entregue para a Prefeitura de Brusque

Material foi apresentado ao Samae esta semana

Estudos para a execução do projeto executivo da ETA da Cristalina é entregue para a Prefeitura de Brusque

Material foi apresentado ao Samae esta semana

Foi realizada na sede do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Brusque (Samae), na tarde de quarta-feira, 20, a reunião de entrega da primeira fase dos Estudos Iniciais do Projeto Executivo da Estação de Tratamento de Água Cristalina (ETA).

Participaram do encontro, a Equipe de Engenheiros do Samae e o Consórcio Cristalina, contratado para execução do projeto, do qual fazem as parte as empresas MPB Saneamento Ltda., Inova Brasil Consultoria em Projetos Ltda. e O.S.M. Engenharia de Projetos Ltda.

Foram entregues nesta etapa os seguintes itens: Estudo Hidrológico para determinar a disponibilidade hídrica e a cota de inundação no ponto de captação do Rio Itajaí-Mirim, visando o abastecimento mesmo em inundações; Estudo de Tratabilidade do Rio, que serve como base para os parâmetros de projeto da Estação de Tratamento; Análise do Projeto Básico existente desenvolvido pelo Samae; Levantamentos Topográficos de toda a área do sistema; Mapeamento Aéreo com Drone de alta tecnologia para desenvolvimento do projeto em BIM (Building Information Model ou Modelagem da Informação da Construção).

A próxima etapa é o Estudo de Alternativas, que envolve a estrada de acesso, captação, adutora e controle de transientes, estação de tratamento de água, estação de tratamento de lodo, reservatórios e a locação das unidades no projeto arquitetônico. “O estudo de alternativas visa encontrar a melhor solução das instalações do complexo da ETA Cristalina por meio de uma análise multicritério, com aspectos financeiros, econômicos, construtivos, operacionais, sociais e ambientais, analisados pelos técnicos do consórcio e do Samae”, explica o diretor da autarquia Dejair Machado.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio