Etapa Brusque do Circuito de Corrida da Unimed reúne 400 atletas

Evento ocorreu na manhã de domingo, 16, e teve a participação de competidores de Brusque, da região e de outros locais do estado

Etapa Brusque do Circuito de Corrida da Unimed reúne 400 atletas

Evento ocorreu na manhã de domingo, 16, e teve a participação de competidores de Brusque, da região e de outros locais do estado

Superação. Foi essa a palavra que marcou a manhã deste domingo, 16, para todos que participaram da segunda edição da etapa Brusque do Circuito Unimed de Corrida. O evento, realizado pela Unimed Santa Catarina acontece em 16 etapas no estado, e em Brusque contou com a participação de 400 inscritos, entre 16 e 80 anos, nas categorias de 5 e 10 quilômetros, reunindo apaixonados por corridas, desde atletas amadores até profissionais.

Esta foi a segunda edição realizada em Brusque, sendo que a primeira,  em 2014, contou com 280 participantes. “A quantidade de pessoas que participou este ano do evento superou as nossas expectativas. E isso mostra o que a Unimed, que proporciona planos de saúde, quer: cuidar da saúde das pessoas e também promover atividades esportivas, para a qualidade de vida. Até o momento, pelo que sei, essa foi a etapa estadual que reuniu maior número de inscrições. Para o próximo ano deveremos melhorar ainda mais e ampliar o número de participantes, já que queremos manter esse evento no calendário da Unimed”, declarou na oportunidade o diretor presidente da entidade no município, dr. Carlos Germano Ristow.

 

Percurso e premiações

Desta vez, a Corrida teve a largada e a chegada nas proximidades da Arena Brusque e foram realizadas duas opções de trajeto: de 5 km, equivalente a uma volta, e 10km, equivalente a duas voltas, feitas ao longo do percurso realizado na Beira Rio. Além disso, os cinco primeiros colocados dos 5 e 10km, nas categorias feminino e masculino, receberam um troféu e, pela primeira vez foi realizada a entrega de medalhas para os primeiros colocados de cada faixa etária no feminino e no masculino. Todos os competidores que realizaram a prova também receberam uma medalha de finisher, por completar o trajeto.

Este ano, ainda, a etapa Brusque do Circuito contou com a participação de delegados da Federação Catarinense de Atletismo (FCA), que fizeram a medição da prova conforme as regras da Federação, garantindo mais organização ao evento. “O intuito da Unimed foi trazer aquele corredor amador, que corre dia a dia na cidade, na Beira Rio para participar. Queremos colocar a cultura do esporte, da atividade física, do lazer na cabeça das pessoas, sempre promovendo a qualidade de vida. A população veio, o tempo colaborou e tivemos sucesso nessa segunda edição da etapa Brusque”, comentou o gerente de marketing da Unimed Brusque, Alexandre Fagundes.

 

Emoção na pista

Em cada volta completada e a cada passo que cruzava a linha de chegada, os participantes demonstravam expressões de superação e gratidão: sorrisos largos, agradecimentos a Deus, ou abraços apertados de quem veio torcer e esperava pelo competidor no final da prova.

Um dos momentos de maior emoção da competição foi quando o corredor Tiago Raux, 28 anos, finalizou a prova conduzindo a cadeira de rodas que levava sua filha, Gabriela, de 5 anos. “Eu tinha muita vontade de fazer o percurso todo com ela, mas como ela tem uma válvula de derivação, seria ruim por conta do impacto e da movimentação. Assim, achei melhor percorrer os últimos metros levando ela até a chegada. Ela adora sentir o vento no rosto e ficou toda elétrica”, comentou o pai, que teve como maior vitória o sorriso de Gabriela transbordado de felicidade.  A menina, que tem como irmã gêmea Giovana, de 5 anos, nasceu normal, entretanto após uma meningite, aos dez meses de idade, teve sua coordenação motora afetada. Quatro meses depois de ficar em uma UTI, Gabriela retornou para casa praticamente em estado vegetativo, mas com a persistência e o estímulo dos pais, ela voltou a enxergar, ouvir, e a realizar outras atividades, apesar da coordenação motora  limitada.“Poder compartilhar esse momento com ela é algo fantástico para mim. Essa foi a primeira vez, mas queremos levar ela para outras corridas. Que essa iniciativa estimule outros pais, a darem alegrias as crianças especiais, como ela”, completou o pai orgulhoso, que foi  os pés e os braços da filha na prova.  Além dela, a irmã Giovana, 5, e a mãe Juliana Patrícia de Jesus também acompanharam e torceram por Raux na prova.

Entre os que participaram da corrida e conquistaram os primeiros lugares no pódio estava também o militar Gabriel Bordin Burnatt, 23 anos, que saiu cedo da cidade de Mafra (SC) para vir a Brusque participar do Circuito. Ele, que conquistou o primeiro lugar na classificação geral masculina nos 5 km, é militar do Exército, e atleta de Pentáculo Militar. “Valeu a pena ter participado. Esse é um evento onde se descobrem muitos atletas, que nunca correram em outras competições, além se ser um excelente começo para incentivar as pessoas a pratica. E a Unimed está de parabéns pela organização”, declarou, afirmando que irá participar de futuras etapas em Brusque.

 

Serviços

Todos os participantes do evento e o público presente nas proximidades da Arena Brusque, puderam aproveitar os serviços oferecidos pela Unimed no local, para dar mais comodidade a população, como aferição da pressão arterial, orientações de saúde, serviços da SOS Unimed, distribuição de frutas, além de massagem oferecida em parceria com o  Sesc. “A ideia é realizar cada vez mais ações assim, mostrando o trabalho da entidade e que a prevenção, o esporte, e a qualidade de vida têm tudo a ver com plano de saúde”, destacou na oportunidade a coordenadora de Serviços de Saúde da Unimed Brusque, Amanda S. B. Carvalho.

Nesta edição do Circuito, a Unimed Brusque contou ainda com o apoio do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), que disponibilizou água para os participantes e também ao público que prestigiou o evento. Além disso, a Corrida teve o apoio do Calçados Gevaerd, Rádio Guararema, Rádio Diplomata, Rádio Cidade, Rádio Araguaia e Jornal Município Dia a Dia.

“Para nós foi uma alegria muito grande realizarmos esse evento, que superou todas as expectativas. Tivemos pessoas em lista de espera para participarem e isso mostra o sucesso que é esse Circuito, que deverá crescer cada vez mais, cumprindo a finalidade de estimular as pessoas e a qualidade de vida”, completou ainda o diretor superintendente da Unimed Brusque, dr. Silvio David Monarim.

 

Confira as classificações do Circuito de Corrida Unimed – Etapa Brusque:

Colocação Feminina: Categoria Geral – 5 km

1º lugar: Suzete Antonieta Lizote

2º lugar: Patrícia O. Ribeiro dos Santos

3º lugar: Candice Machado

4º lugar: Anna Luiza Cardoso

5º lugar: Elaine Cristina Casagrande Zanete

 

Colocação Masculina: Categoria Geral – 5 km

1º lugar: Gabriel Bordin Burnatt

2º lugar: Josiel Silva Ribeiro

3º lugar: Fabiano Czelusniaki

4º lugar: Bruno Leon

5º lugar: Luiz Antonio Rosembrock

 

Colocação Feminina: Categoria Geral – 10 km

1º lugar: Danila de Fátima Moreira Sousa

2º lugar:  Adriana Rodrigues Borges

3º lugar: Beatriz Pereira Kuster

4º lugar: Flávia Lais Kuchenbecker

5º lugar: Grasiela Tomasi Bertolini

 

Colocação Masculina: Categoria Geral – 10 km

1º lugar: Florisvaldo Joaquim Da Silva Filho

2º lugar: Marcio Pasqualini

3º lugar: Wanderley Fischer

4º lugar: Diogo Trindade

5º lugar: Rafael Oliveira de Carvalho

 

Colocação por faixa etária – Colocação Feminina – 5 km

De 16 a 19 anos: Michele Dominique S. G. Novelletto

20 a 34 anos: Bruna Samantha Gomes

25 a 29anos: Renata Appel

30 a 34 anos: Daniela do Nascimento

35 a 39 anos: Elaine Cristina Casagrande Zanete

40 a 44 anos: Juliane Stefanes

45 a 49 anos: Cristiane Schneider Lersch

50 a 54 anos: Nalu Aparecida Belegante Scalabrin

55 a 59 anos: Jandira Visentainer Gonçalves

60 a 64 anos: Judite Spengler

65 a 99 anos: Aleny Guades Riesemberg

 

Colocação por faixa etária – Colocação Masculina – 5 km

De 16 a 19 anos: Marcos Antônio Boos

20 a 24 anos: Alexson da Silva Weiss

25 a 29anos: Breno Maciel de Oliveira

30 a 34 anos: Elvis Pereira

35 a 39 anos: Glederson Hort

40 a 44 anos: Douglas Guioroni Guaitorini Novelletto

45 a 49 anos: Charles Cadori

50 a 54 anos: José Francisco Capella

55 a 59 anos: Valdemar Júlio Jacomeli

60 a 64 anos: José Decker

65 a 69 anos: Sérgio Rubens Cervi

80 a 99: José Lino de Andrade

 

Colocação por faixa etária – Colocação Feminina – 10 km

De 18 a 24 anos: Eduarda Schweigert

25 a 29anos: Marina Ledra Kaiser

30 a 34 anos: Charlene Soeira

35 a 39 anos: Angelita Adriane Rodrigues de Bastos

40 a 44 anos: Ediene Cerqueira do Nascimento

45 a 49 anos:  Ursula Pascher da Silva

50 a 54 anos: Silvia Regina Júlio Zamboni

55 a 59 anos: Lucila Fernandes More

65 a 99 anos: Toshie Komati

 

Colocação por faixa etária – Colocação Masculina – 10 km

De 18 a 24 anos: Matheus Sidnei Gums

25 a 29 anos: Robson Nogueira de Almeida

30 a 34 anos: Joelso Cordeiro

35 a 39 anos: Vanderlei Pereira

40 a 44 anos: Antônio Lauro Ferreira

45 a 49 anos: João Odorizzi

50 a 54 anos: Emilton David

55 a 59 anos: Wenceslau Francisco Pereira de Lima

60 a 64 anos: Marco Antônio Delgado

65 a 99 anos: Laércio Gonçalves

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio