A ética e a moral devem nortear a vida das pessoas, tanto no aspecto pessoal como profissional. Para Lindolfo Weber, que possui mais de quatro décadas de serviço público e atualmente é corregedor da Secretária do Estado da Fazenda de Santa Catarina, a ética e a moral devem ser como mantra.

Ele diz que de pouco valem as teorias sobre o tema, se não forem colocadas em prática. “A ética está no nosso dia a dia, nos relacionamentos humanos, quando conversamos sobre saúde, esporte, economia”.

Segundo Weber, os valores estão um pouco esquecidos, mas precisam ser discutidos na sociedade “quase desumana” que se vive.

“Os estudiosos dizem que por meio da ética é possível levar uma vida mais tranquila, mais feliz. Faz tanto bem para você, como para as pessoas com as quais você se relaciona”, destaca.

Quando se fala em ética profissional, no entanto, o corregedor analisa que há diferenças no serviço público e privado. “A ética corporativa é um instrumento importante, mas existe diferença, já que há muito mais responsabilidade na aplicação de recursos públicos do que privados”, afirma Weber.

Para ele, quando o dinheiro é privado, pode-se aplicar onde quiser, já quando é público, a responsabilidade é muito maior. “Não se ensina ética e moral, as pessoas conhecem estes princípios. Agora, precisamos despertar a discussão, pois norteiam a vida no trânsito, no trabalho e em tantos momentos da vida”.

Palestra
Lindolfo Weber palestrará no sábado, 16, a partir das 19h, na Fairtec. Ele falará sobre a ética no trabalho.

Nascido em Brusque, mas morando atualmente em Florianópolis, Weber é graduado em Ciências Contábeis e em Ciências Econômicas pela Fundação Educacional de Joinville; e pós-graduado em Ciências Contábeis, no nível de Especialização, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Ele tem mais de 40 anos de serviço publico, foi professor de Economia na Fundação Educacional de Joinville, hoje Univille. Em 1985, por concurso público, tomou posse no Banco Central do Brasil, em Brasília, no cargo de auditor na Categoria Especializada, onde auditou bancos nacionais, bancos internacionais e consórcios.

Em 2003 foi nomeado a secretário adjunto da Fazenda do Estado de Santa Catarina. Hoje atua como corregedor da Secretária do Estado da Fazenda.


Serviço

Tema: Ética no Trabalho
Palestrante: Lindolfo Weber
Sábado, 16, das 19h às 20h


SOLUÇÕES
Inovações em pisos residenciais e comerciais

O que há de mais moderno em pisos comerciais e industriais também será abordado na Fairtec. O engenheiro civil João Anastácio, proprietário da Akytem Decor Solução em Acabamentos, empresa de São José, na Grande Florianópolis, palestrará na quarta-feira, 14, a partir das 20h15.

Ele apresenta diversas e inovadoras soluções para a construção civil, como o porcelanato líquido – ideal para pisos residenciais e Revestimento de Alto Desempenho (RAD) para pisos comerciais e industriais.

Outro destaque abordado por Anastácio é a impermeabilização com Borracha líquida – sistema que utiliza nanotecnologia para compor produtos com propriedades típicas com elevada elasticidade. Segundo o palestrante, são indicados para proteção e impermeabilização de estruturas, paredes, piscinas, lajes, entre outros.

Deixe uma resposta