Evento apresenta opções de intercâmbio

Brusque foi uma das três cidades do estado a sediar a Caravana Cidadão do Mundo

Evento apresenta opções de intercâmbio

Brusque foi uma das três cidades do estado a sediar a Caravana Cidadão do Mundo

Nesta quinta-feira, 6, ocorreu no Centro Universitário de Brusque (Unifebe), a Caravana Cidadão do Mundo. O evento, que teve como tema “Seu sonho de estudar no exterior está próximo”, contou com a participação de várias agências de intercâmbio e palestrantes sobre estudar no exterior. O objetivo foi esclarecer estudantes e comunidade sobre os programas governamentais, bolsas e cursos no exterior.

Ana Paula Bonatelli, relações internacionais da Unifebe, afirma que universidade começou há pouco tempo o processo de internacionalização e a Caravana Cidadão do Mundo é uma oportunidade de mostrar para o público em geral e para futuros alunos como funciona a participações nos programas internacionais. Recentemente, alunas do curso de moda do centro universitário estiveram na Europa. “Atualmente, nós temos um estudante em Wisconsin, nos Estados Unidos, e um em Budapeste, na Hungria. Os dois estão adorando, o retorno é muito positivo”, diz.

“Nós estamos com um edital aberto para estudar em Portugal, então estamos focando nesse país. Mas é importante mostrar para os alunos quais cursos podem participar do Ciências Sem Fronteira, assim, na hora de escolher o curso eles já escolhem aquele que permite ir para o exterior”, afirma.

O diretor executivo do evento, Harley Cesar Reinert, diz que Brusque foi uma das três cidades escolhidas no estado para sediar o evento, que trouxe agências, inclusive, do exterior. Segundo ele, são mais de 20 destinos, sendo que os três mais procurados são Canadá, EUA e Inglaterra. Tatiane Bianca Metzler e Mirian Odorizzi saíram de Indaial para participar do evento. As duas embarcam em janeiro para Dublin, na Irlanda, onde vão aperfeiçoar o inglês.

“Vou por ser um sonho pessoal e para poder mudar de área”, diz Tatiane, que trabalha no setor financeiro. A estudante de Direito Mirian afirma que sempre foi um sonho ir para o exterior. “Vou realizar meu sonho de criança aperfeiçoar o inglês”, afirma Mirian.

Além dos universitários, a Unifebe também convidou estudantes da rede municipal de ensino para assistir às palestras e conhecer sobre as opções de intercâmbio. Segundo Ana Paula, a parceria com a secretaria de Educação foi feita porque também são ofertados cursos para Ensino Médio em escolas fora do país.

Mário Bortoletto, da Seda College, afirma que a Irlanda é um dos destinos que mais crescem na preferência dos estudantes porque o preço é bastante acessível e há a facilidade de se poder trabalhar no país, além de estudar – o que não é permitido na vizinha Inglaterra, por exemplo.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio