Evento integra jovens de Brusque

Palestras, estandes e debates promovem discussões sobre assuntos que afligem os adolescentes

Evento integra jovens de Brusque

Palestras, estandes e debates promovem discussões sobre assuntos que afligem os adolescentes

Hoje e amanhã acontece no Senai de Brusque a Feria da Juventude, que abordará temas relacionados a sexualidade, saúde, alimentação e problemas enfrentados durante a adolescência. Durante os dois dias, o evento terá palestras, nove estandes e a presença de três convidados que irão promover debates entre os jovens.

Pedro Loss, estudante de Engenharia Elétrica da UFSC e criador do canal “Ciência todo o dia”, deve trazer para a roda de discussões assuntos como ciência e tecnologia e o futuro dos jovens dentro dessas áreas. Sidnei Pavesi, que é deficiente visual, traz para o debate a acessibilidade. Já Eduardo Zanatta, presidente do Conselho Municipal da Juventude (Comjuv) de Balneário Camboriú, deve debater suas experiências vividas durante sua participação no 1° Fórum sobre Políticas de Juventude, que aconteceu no último mês, em Baku, no Azerbaijão.

A feira integra a Semana da Juventude, promovido pelo Conselho Municipal de Juventude, que iniciou na segunda-feira, 17, e segue até domingo, 23. Até a próxima semana, a equipe realiza um questionários nas escolas públicas do município, com o objetivo de fazer um levantamento do perfil dos jovens de Brusque, com seus medos e expectativas para o futuro.

“Assim que conseguirmos passar por todas as escolas, vamos poder fazer um balanço do espaço que o jovem ocupa na nossa sociedade e através disso, definir políticas públicas voltadas aos adolescentes”, explica Jhonny Fernando do Nascimento Rodrigues, coordenador de Políticas Públicas para a Juventude.

A feira traz também estandes sobre saúde, sexualidade e alimentação. Hoje, integrantes das equipes do Serviço de Assistência Especializada e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) tratarão de doenças na juventude, cuidados com a audição e promoverão uma sessão de ginástica. No período noturno, os jovens poderão acompanhar a palestra “Neura na Adolescência” com uma especialista do CAPS.

Durante a manhã de sexta-feira, 21, a sexualidade e dietas da moda estram em pauta com enfermeiros e representantes do Nasf. Os participantes também conhecerão melhor os trabalhos do CAPs AD, que foca no tratamento de dependentes químicos.

“Além das palestras e debates, teremos um estande chamado ‘Eu Escritor’, um projeto bem legal promovido pela Escola Feliciano Pires e deve despertar a criatividade dos jovens. Também teremos um concurso fotográfico. Vamos colocar as fotos inscritas no facebook da prefeitura e aquela que receber mais curtidas deve receber uma premiação”, explica Rodrigues.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DA JUVENTUDE
Quinta-feira, 20
Feira da Juventude
Local: Senai
Horário: 8h às 21h

Blitz Educativa
Local: Casas noturnas de Brusque
Horário: 22h

Lançamento do programa Nudec Jovem
Local: Defesa Civil
Horário: 10h

Sexta-feira, 21
Feira da Juventude
Local: Senai
Horário: 8h às 21h

Ensaio Aberto
Local: Praça da Cidadania
Horário: 17h30 às 19h

Blitz Educativa
Local: Casas noturnas de Brusque
Horário: 22h

Sábado, 22
Rock na Praça
Local: Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof
Horário: 15h

Rapel no Zoobotânico
Local: Parque Zoobotânico
Horário: 13h30 às 17h30

Domingo, 23
Rolê de Bike
Local: Pista BMX, ao lado da Arena Brusque
Horário: 9h

Rapel no Zoobotânico
Local: Parque Zoobotânico
Horário: 13h30 às 17h30

A Luz do Mundo
Local: Igreja do Calvário
Horário: 20h às 22h

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio