Evolução tecnológica é tema do Almoço de Ideias da Acibr

Evento aconteceu nesta quinta-feira, 4, na Sociedade Bandeirante e reuniu mais de 300 pessoas

  • Por Daiane Benso
  • 15:30
  • Atualizado às 11:02

Evolução tecnológica é tema do Almoço de Ideias da Acibr

Evento aconteceu nesta quinta-feira, 4, na Sociedade Bandeirante e reuniu mais de 300 pessoas

  • Por Daiane Benso
  • 15:30
  • Atualizado às 11:02
  • +A-A

Evento já consolidado em Brusque, aconteceu ontem na Sociedade Esportiva Bandeirante a 16ª edição do Almoço de Ideias da Associação Empresarial de Brusque (Acibr). Mais de 300 pessoas do setor empresarial e público prestigiaram o encontro. Neste edição, o palestrante foi o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina (Senai-SC), Jefferson de Oliveira Gomes.

Em sua fala, o diretor regional, que é professor da Divisão de Engenharia Mecânica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), abordou as consequências da evolução tecnológica.

Ele disse que atualmente as conexões são mais fáceis e aplicadas diariamente no mundo do trabalho. No entanto, suas consequências têm preocupado vários países, já que as tecnologias estão muito baratas e impactam diretamente no surgimento de novas empresas. “Vejamos o fenômeno dos táxis, dos hotéis”, exemplifica.

Para Gomes, este cenário exige que as prefeituras, estados e países pensem novas formas nos processos estratégicos e reaprendam aspectos sobre a digitalização. “Hoje é preciso não apenas pensar a infraestrutura civil, mas a eletrônica, para desenvolver novos negócios”.

Palestrante Jefferson de Oliveira Gomes falou sobre as consequências da evolução tecnológica/Daiane Benso

O palestrante diz também que a indústria já não possui mais o conceito de antigamente, e que vai desde o setor primário, passa pelo secundário e vai até o terciário, realizando toda uma relação com o consumidor e o produto, considerando o ciclo de vida.

“A indústria precisa do funcionário e reformar as pessoas, precisa desenvolver novas tecnologias e embarcar novos conhecimentos a estes profissionais. O boom tecnológico é tão alto e barato, que tem mudado completamente a forma de atuar”.

Ampliação do networking
O presidente da Acibr, Halisson Habitzreuter, explica que o Almoço de Ideias foi concebido com dois objetivos pontuais. O primeiro é de reunir a classe empresarial para o fortalecimento das relações e ampliação do networking, para que o empresário possa conhecer seus fornecedores, clientes e prestadores de serviço.

“Quem participa dos núcleos da Acibr entende bem essa dinâmica e consegue ver no dia a dia a importância do associativismo e da união da classe no desenvolvimento da empresa e do negócio”.

Além disso, Habitzreuter diz que o segundo objetivo do evento é trazer uma palestra pontual, que tenha relação com o momento atual em que a sociedade que vive. “Hoje (ontem) trouxemos o professor Jefferson que abordou o desenvolvimento tecnológico e as tendências para o futurro na indústria”.

O prefeito Jonas Paegle prestigiou o Almoço de Ideias e afirma que é fundamental a integração dos empresários e políticos para o desenvolvimento de Brusque e região. “É um encontro que cria novas ideias, novos pensamentos, e com isso surgem novos investimentos e o município só tende a ganhar”.

Para o prefeito em exercício de Guabiruba, Valmir Zirke, é de muita valia o encontro, que traz conhecimentos que podem ser aplicados nas cidades. “Eu e o Matias (prefeito de Guabiruba) sempre participamos, pois sabemos da importância desta troca de ideias. Saímos daqui renovados e com ensinamentos para passar aos municípes de Guabiruba”.

O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Brusque, Ewaldo Ristow Filho, destaca que a palestra traz perspectivas sobre o cenário econômico e político, congregando vários empresários de Brusque e região. “É um evento que vem abrir os horizontes, mostrar novas tecnologias e novos meios que podem ser implementados nas indústrias para melhor desenvolvimento em termos de produtividade e resultados”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio