Ex-presidente Lula se entrega à Polícia Federal

Lula deixou o sindicato em São Bernardo do Campo a pé, após passar o dia com os familiares

Ex-presidente Lula se entrega à Polícia Federal

Lula deixou o sindicato em São Bernardo do Campo a pé, após passar o dia com os familiares

O ex-presidente Lula deixou o Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo (SP), por volta das 18h45 deste sábado, 7, para se entregar à Polícia Federal (PF). Foi a segunda tentativa do ex-presidente de deixar a sede do sindicato. Lula deixou o local a pé, visto que, em tentativa anterior, o carro foi barrado pelos militantes que tentavam impedir a saída.

A partir do momento em que entrou no comboio, tecnicamente, Lula pode ser considerado preso, pois já está sob custódia da PF. Ao deixar a sede do sindicato, Lula seguiu até a superintendência da PF em São Paulo, localizada no bairro da Lapa.

Na sede da PF, o ex-presidente foi recebido por manifestantes que comemoravam sua prisão e também por militantes contrários. Lá, ele será submetido ao exame de corpo de delito, e deve seguir ainda hoje para Curitiba, para a superintendência da PF do Paraná.

Após a expedição do mandado de prisão pelo juiz Sérgio Moro, foram concedidas ao ex-presidente 24 horas para que se apresentasse. Porém, Lula não aceitou essa proposta e decidiu não se entregar. Por isso, foi iniciado um novo prazo, e esperava-se que ele se entregasse até as 17h deste sábado.

Integrantes do Partido dos Trabalhadores (PT) se revezaram nos apelos à multidão em São Bernardo do Campo para garantir a saída de Lula do sindicato. Manifestantes gritavam palavras de ordem e frases de incentivo para o ex-presidente.

Nesta manhã, o ex-presidente participou de uma missa pela falecida esposa, Marisa Letícia, e proferiu um discurso aos militantes durante a tarde. Por volta das 18h, a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, informou à imprensa que a PF teria dado um prazo de meia hora para que Lula se entregasse e solicitou que os militantes liberassem a passagem do ex-presidente.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio