Ex-secretário de Saúde de Botuverá é preso pelo Gaeco

Prisão preventiva foi decretada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Ex-secretário de Saúde de Botuverá é preso pelo Gaeco

Prisão preventiva foi decretada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina

ATUALIZAÇÃO: Ex-secretário de Saúde de Botuverá é solto um dia após ter prisão preventiva decretada

O ex-secretário de Saúde de Botuverá, Benoni Sidnei Brizolla, foi preso preventivamente nesta quinta-feira, 15, pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), a pedido da 3ª Promotoria de Justiça de Brusque.

Ele é réu em ações penais em que é acusado de falsificação de documento público, exercício ilegal da medicina e tráfico de medicamentos, durante o tempo em que comandou a pasta, em Botuverá. Recentemente, concorreu como vice-prefeito na chapa derrotada de Zenor Sgrott (PSD).

O Ministério Público havia pedido à Vara Criminal de Brusque a prisão preventiva de Brizolla em abril deste ano, mas o pedido foi negado pelo juiz Edemar Leopoldo Schlösser.

Foi apresentado recurso ao Tribunal de Justiça, o qual, por maioria de votos, autorizou a prisão preventiva de Benoni, que foi encaminhado nesta quinta-feira à UPA de Brusque, segundo o Ministério Público.

A Promotoria havia pedido a prisão de Brizolla sob a justificativa de que ele foi nomeado como enfermeiro do Samu de Balneário Camboriú, ao mesmo tempo em que cumulava o cargo de secretário em Botuverá.

Atualmente, Brizolla continua no serviço de saúde, exercendo a função em dois hospitais, o que para o Ministério Público representa risco de que as condutas atribuídas a ele se repitam.

Isso, na visão da desembargadora Cinthia Schaefer, relatora do processo, “proporciona ao réu acesso a medicamentos, os quais podem ser facilmente desviados, da mesma forma como, segundo se vê na investigação”.

A reportagem entrou em contato com a defesa de Benoni, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio