EXCLUSIVO – Shopping de Brusque: empresa se manifesta pela primeira vez em anos sobre projeto que não sai do papel
Anunciada há 10 anos, ideia nunca chegou perto de se tornar realidade
Anunciada há 10 anos, ideia nunca chegou perto de se tornar realidade
Desde que foi anunciado, em abril de 2015, há mais de 10 anos, o projeto de construção do novo shopping em Brusque enfrenta uma série de incertezas. A Sacs Consult, empresa paulista responsável pelo empreendimento, chegou a iniciar a terraplanagem no terreno localizado em frente ao Angeloni. No entanto, a obra não avançou e o local permanece abandonado.
Embora ainda haja placas no terreno indicando a futura construção do shopping, não há qualquer atividade em andamento. A área, atualmente coberta pelo mato, foi ocupada por diversos outdoors com anúncios de empresas.
De acordo com o Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan), a empresa responsável pelo shopping possui um alvará que autoriza o início das obras até abril de 2026. Portanto, do ponto de vista documental, não há impedimentos para a construção.
Procurada pela reportagem, a Sacs Consult, por meio de sua assessoria, informou que o projeto está “congelado”, ou seja, parado.
Em nota, a empresa afirmou: “estamos aguardando o aquecimento econômico, consolidando a evolução de funding para sua respectiva implantação”.
A evolução do financiamento (funding) refere-se ao processo de captação de recursos financeiros para sustentar o crescimento ou operações de uma empresa, seja através de investimento direto, empréstimos bancários ou outras fontes.
Questionada sobre a possibilidade de iniciar alguma movimentação no terreno antes do vencimento do alvará em abril do ano que vem, a empresa respondeu de forma sucinta: “Certamente a expectativa é sempre positiva”.
No site da empresa, o Brusque Shopping Center continua entre os empreendimentos em desenvolvimento.
A previsão inicial era de que o shopping fosse concluído em 2018. No entanto, em 2016, diante do cenário de instabilidade econômica e política no país, a empresa decidiu adiar o projeto.
Na época, o sócio-diretor da Sacs Consult, Sérgio Manzalli, afirmou ao jornal O Município que pretendia iniciar as obras em setembro daquele ano. A proposta, porém, esbarrou em entraves burocráticos para a liberação de licenças e alvarás, e os trabalhos não avançaram.
Em outubro de 2018, ano que seria o de inauguração do shopping, a Prefeitura de Brusque ainda aguardava documentos para liberar a construção. A licença ambiental foi concedida pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) em dezembro daquele ano.
Após o início dos trabalhos em janeiro de 2019, a Justiça suspendeu a obra de terraplanagem, atendendo a um pedido liminar urgente do MP-SC.
Em junho daquele ano o órgão pediu a suspensão da obra por mais um ano, para que fosse investigado se existe nascente natural no terreno. No entanto, no mesmo mês a juíza suspendeu a liminar e autorizou a retomada das obras.
Com o retorno dos serviços, a previsão era entregar o shopping até o primeiro semestre de 2021. Em março de 2022 a empresa disse à reportagem que a equipe estava finalizando a terraplanagem e em seguida seria realizada a fundação do terreno.
Os próximos passos seriam as instalações da estrutura do shopping e dos pilares, momento em que os trabalhos seriam visíveis ao público. Porém, conforme pode ser visto no local, nenhum desses processos foi iniciado.
Como surgiu e o que restou da primeira usina elétrica da região, criada em 1913 em Guabiruba: