Exército emite nota desmentindo verificações de urnas eletrônicas

Comunicado foi publicado nesta terça-feira

Exército emite nota desmentindo verificações de urnas eletrônicas

Comunicado foi publicado nesta terça-feira

O Centro de Comunicação Social do Exército emitiu uma nota oficial nesta terça-feira, 4, esclarecendo a atuação durante o período eleitoral. Por meio de sua conta oficial no Twitter, o general e comandante da instituição, Eduardo Villas Bôas, replicou o comunicado e fez alusão à veiculação de notícias sobre o envolvimento do Exército no processo.

Nele, é negada a existência de solicitações para que o órgão militar verifique, avalie ou faça auditoria técnica do funcionamento e segurança dos equipamentos eletrônicos de apuração. De acordo com o comunicado, não cabe à Instituição o papel de “validadora da inviolabilidade das Urnas Eletrônicas”.

Segundo a nota, o Exército participa historicamente do processo a pedido da Justiça Eleitoral, em ações de segurança física dos locais de votação e apuração (GVA). “A missão das tropas designadas para essas operações é garantir o democrático exercício do voto, com a normalidade necessária, e a posterior apuração, onde o processo eleitoral exija reforço na segurança pública”, descreve.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio