Experiências suecas com resíduos sólidos urbanos serão apresentadas em Blumenau

Ammvi reúne informações para a construção de um planejamento para os 14 municípios do Médio Vale

Experiências suecas com resíduos sólidos urbanos serão apresentadas em Blumenau

Ammvi reúne informações para a construção de um planejamento para os 14 municípios do Médio Vale

Começa nesta quinta-feira, 16 de maio, o 5º Fórum Regional de Resíduos Sólidos Urbanos do Médio Vale do Itajaí e 2º Seminário Brasileiro-Sueco sobre Gestão de Resíduos e Projeto Vinnova. O evento segue até sexta-feira, 17 de maio, no bloco D do campus 2 da Furb. O objetivo é apresentar experiências suecas que possam contribuir com a gestão de resíduos sólidos na região e, com base nessa experiência, iniciar a construção de um planejamento com os 14 municípios do Médio Vale.
 
Os destaques da programação são palestrantes suecos: pesquisadores e gestores que desenvolvem projetos na área de resíduos. Em janeiro, esta mesma comitiva esteve em Blumenau e região visitando cooperativas de reciclagem e aterros para traçar um diagnóstico. Agora, a nova visita é para aprofundar os estudos através de palestras e oficinas voltadas para a logística da coleta de resíduos, soluções para materiais recicláveis e educação ambiental.
 
Assessora de saneamento da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), Fabiana de Carvalho Rosa, explica que dois pontos devem ser trabalhados na região: educação da população para entender a importância de separar corretamente o lixo e estruturação do poder público para implantar um sistema eficaz de coleta, triagem, tratamento e disposição dos resíduos.
 
“A Ammvi pretende usar a experiência de Borás, considerada a cidade mais limpa do mundo – para construir soluções para a realidade local e avançar mais rapidamente no sistema integrado e sustentável de gestão de resíduos”, observa. Segundo ela, na cidade sueca menos de 1% do que é descartado pela população é depositado em aterros sanitários, os outros 99% são reciclados ou transformados em energia elétrica ou gás natural.
 
Participam do evento profissionais da área e técnicos municipais envolvidos com o sistema de gestão de resíduos. As inscrições estão encerradas. O evento é uma promoção da Ammvi, Furb e Associação Empresarial de Blumenau (Acib) com a parceria do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi), Borás Energia e Meio Ambiente e SP Instituto de Pesquisa Técnica da Suécia.



Fonte: Assessoria de imprensa – Ammvi
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio