Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Fabrício Zen é eleito o próximo presidente da CDL de Brusque

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

Fabrício Zen é eleito o próximo presidente da CDL de Brusque

foto: italiana Foto: Câmara de Botuverá/Divulgação foto: unifebe Foto: Unifebe/Divulgação foto: fabricio zen e antonio machado Foto: Ideia Comunicação/Divulgação

Página 3

Nova diretoria
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brusque realizou, na última semana, eleição para Diretoria e Conselho Fiscal para o biênio 2018-2019. Foram eleitos os empresários Fabricio Zen e Antonio Roberto Pacheco Francisco para a presidência e vice-presidência, respectivamente. A nova diretoria assume os trabalhos a partir de 1º de janeiro de 2018. De acordo com Zen, o objetivo é dar sequência aos projetos da CDL e implantar novas ações em prol da classe lojista. Zen já foi presidente da CDL Brusque de 2009 a 2011 e participa do movimento cedelista há 16 anos.

Mandato
Segundo Zen, entre as metas estão o fortalecimento da área comercial da CDL, a expansão da CDL Jovem e as parcerias com o poder público municipal para melhorias em prol da classe lojista. “A CDL Jovem é a porta de entrada do associativismo. Vemos que há muitas empresas novas surgindo, muitos jovens empreendedores, e temos a oportunidade de trazê-los à CDL para instigá-los, dar oportunidade de fazerem essa troca de informações, de realizarem trabalhos em prol da comunidade, enfim, uma troca de conhecimentos que vem fortalecer o indivíduo, a empresa dele e toda sociedade”, diz.

Relacionamento
De acordo com Zen, o objetivo é estreitar laços com a prefeitura e apoiar os projetos considerados bons para os lojistas. O novo presidente terá a missão de alinhavar com o poder público matérias importantes, como a Área Azul. 


Rota de Cicloturismo avança
O projeto que cria a Rota de Cicloturismo da região deu mais um passo para virar realidade. Na semana passada, representantes de entidades participaram de reunião sobre a criação do roteiro, que deverá integrar as cidades de Gaspar, Brusque, Guabiruba, Botuverá e Nova Trento. O Vale dos Teares Convention & Visitors Bureau é um dos gestores da proposta, junto com outras entidades, e irá arrecadar fundos, segundo o secretário-executivo  da entidade, Sidnei Dematé.


Campanha de conscientização
A Câmara Setorial de Óticas do Sindilojas lançou campanha com o objetivo de chamar atenção para os cuidados com a saúde ocular e para o cumprimento das regras que regulamentam a venda de produtos ópticos. Segundo o coordenador Cesar Busnardo Junior, já existe fiscalização sobre as óticas, porém, a câmara defende que haja controle sobre qualquer estabelecimento que lide com esses produtos, por exemplo, óculos de sol. Ele lembra que óculos falsificados podem prejudicar a visão.


Intercâmbio
A intercambista italiana Sharon Tagliente, de 16 anos, participou da sessão da Câmara de Botuverá na semana passada. Ela é da cidade de Mottola e está morando temporariamente na casa do vice-prefeito, Alcir Merizio, e de sua esposa Marize. Sharon apresentou informações relacionadas a seu país e curiosidades como a tarantela, dança popular na província de Taranto, que tem cerca de 16 mil habitantes. Sharon está estudando na 2º série do Ensino Médio na Escola de Educação Básica Monsenhor Gregório Locks em Brusque. Na Itália, sua escola é o Liceo Scientifico Albert Einstein.


Compras públicas
Por meio do programa Cidade Empreendedora, o Sebrae-SC e a Prefeitura de Guabiruba pretendem incentivar a participação de pequenas empresas em compras públicas. As primeiras reuniões já foram realizadas, com o objetivo de identificar como o processo ocorre atualmente e como pode ser melhorado. Nos encontros, será esclarecida, aos empresários, a legislação vigente sobre vendas ao poder público. Até o fim de 2018, o programa proporcionará uma série de discussões sobre temas importantes para o desenvolvimento econômico e social.


Novo endereço
O Centro de Atenção Psicossocial (Caps 2) já atende em novo endereço, na rua Hercílio Luz, 373, Centro. A cerimônia de inauguração do novo espaço está marcada para a próxima quarta-feira, 13, às 17h. O centro de saúde mental aberto atende diariamente até 45 pessoas. A nova estrutura conta com um espaço físico de 400 m², contém consultório de atividades individuais para entrevistas, terapias, salas para atividades em grupo, espaço de convivência, oficinas, cozinha e refeitório, sanitários, sala de enfermagem, área externa para oficinas, recreação e esportes, leitos para observação.


Meio Ambiente
A Unifebe realizou o plantio de 29 mudas de árvores das espécies Aroeira Salsa, Pau de ferro, Caroba, Ipê-roxo, Ipê-branco, Quaresmeira e Acácia na semana passada. Por isso, recebeu o selo Prima – Mudanças Climáticas, emitido pela organização. O plantio foi motivado para compensar o CO2 emitido durante o IX Fórum Brasileiro de Educação Ambiental e o IV Encontro Catarinense de Educação Ambiental, realizado em Balneário Camboriú em setembro, que teve a instituição como uma de suas organizadoras.


Correção
O jornal O Município informou equivocadamente, na edição de sexta-feira, 8, que o prédio situado na rua Riachuelo que servirá como Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro é do Instituto Brusquense de Planejamento (Ibprev). Na verdade, o edifício é do Instituto de Previdência de Santa Catarina (Iprev).



Licitações da semana

11/12 – Segunda-feira
Tomada de preços 008/2017, 13h30
Construção salas modulares

12/12 – Terça-feira
Pregão 014/2017 – FMS, 13h30
Serviços de vigilância eletrônica

13/12 – Quarta-feira
Pregão 124/2017, 13h30
Locação de impressora e computadores

Pregão 015/2017 – FMS, 16h30
Sistema Gestão Municipal de Saúde

14/12 – Quinta-feira
Concorrência 006/2017, 13h30
Macrodrenagem Bacia Sete de Setembro

15/12/2017 – Sexta-feira
Concorrência 007/2017, 13h30
Pavimentação Rua Abraão Souza e Silva (estrada da fazenda)

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio