A Importância do Halloween nas Aulas de Língua Inglesa nas escolas públicas

Todos os professores de Língua Inglesa sabem, ou ao menos deveriam saber, que é impossível um aprendizado significativo de um segundo idioma sem transmitir sua cultura. Devemos trabalhar não apenas a gramática da Língua Inglesa, mas também assuntos em inglês.

Algo que interessa muito os alunos é a festividade do Halloween, pelo fato de trabalhar com lendas, livros, filmes, o sobrenatural, algo que interessa muito aos nossos alunos.

Atingir mais interesses dos alunos

Está aí a oportunidade que o professor de inglês não conseguiu durante o ano com aquele aluno que tem dificuldade e pouco interesse em sua matéria: cativá-lo para aprender o inglês através do Halloween. Podem ser feitas atividades escritas, orais, de variadas formas, que abranjam as quatro habilidades do idioma e, dessa vez, o aluno vai estar interessado, por ser algo que ele quer conhecer mais.

Ao mesmo tempo que promove uma apreciação dos costumes e valores de outras culturas, contribui para desenvolver a percepção da própria cultura por meio da compreensão da cultura estrangeira.

Forma que Trabalho

Todo ano, no começo de outubro, explico As Origens do Halloween e suas Características para os meus Quintos anos, pelo fato de ser o primeiro ano que eles estão tendo aula de Língua Inglesa, e para os meus Sétimos anos, com mais detalhes, devido eles estudarem muito a época que o Halloween nasceu em História – e agora eles poderão relacionar com outra coisa que eles estudaram em outra disciplina.

Mostro como o Halloween é comemorado em várias partes do mundo através de vídeos que envolvem reportagens ou até vídeos amadores de pessoas que postam em seus canais no Youtube. Após isso, enfeitamos a sala de aula, ou determinada parte da escola com os símbolos de Halloween e então apresento a eles algum filme relacionado ao Halloween, normalmente trabalho com “Hocus Pocus”, “O Pequeno Vampiro”, “A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça”, “Halloween”, “Dracula”, “A Noite dos Mortos Vivos”.

Logo desenvolvemos atividades relacionadas aos filmes: apresentação dos personagens relacionando o léxico aprendido na determinada turma, através de teatro ou gravando um filme de 5 minutinhos com essas atividades – que eles estarão “loucos” para participar. Eles vão desenvolver leitura, escrita, oralidade e audição, com atividades que usam essas quatro habilidades do idioma de forma que os interessam, tornando –se algo  bem mais significativo do que ficar escrevendo frases no quadro pedindo para os alunos apenas completarem de forma correta, ou pior, traduzir textos…. não que essas atividades não sejam necessárias, mas devemos aproveitar ao máximo a oportunidade de entrar no mundo dos nossos alunos ou fazer os alunos entrarem em um mundo da imaginação onde podem entrar nele apenas se falarem em inglês.

Preconceitos

Infelizmente, o Halloween é uma data recente para as escolas Brasileiras e existem muitos pais e professores que não tiveram absolutamente nada na escola relacionado ao Halloween (Graças a Deus não fui dessa geração, ufa!) e essas pessoas que não conhecem o Halloween o julgam da forma bastante preconceituosa.

Mas quero questionar:  o que é a Cuca, o Saci, o Curupira do nosso folclore? São criaturas, são lendas que fazem mal, mas são apens estórias, lendas…assim acontece com os personagens do Halloween. Por que existem filmes de terror com os personagens de Halloween? Porque os Estados Unidos tem Hollywood e eles gostam de divulgar as lendas deles de alguma forma, algo que infelizmente não ocorre aqui no Brasil com as nossas lendas, que possuem um valor cultural muito rico. Mas pense: dá para fazer filmes de terror com nossos personagens folclóricos.

Professores, por favor, pedindo do fundo do meu coração, se o Teacher da sua escola está realizando atividades de Halloween com seus alunos, não atrapalhe, não arrume intriga, a vida é algo tão simples, é tão melhor cada um fazer o seu serviço e se dar bem um com o outro. Não somos obrigados a gostar de nada, mas cada um deve respeitar seu espaço, as aulas que os professores fazem são voltadas aos alunos e não para colegas de trabalho julgarem.

Sinceramente, não venham com Saci no dia 31 de Outubro, pois o Saci tem seu dia no Dia do Folclore.

Conclusão

Depois de alguns anos que trabalho como Teacher, percebo que os alunos amam as atividades relacionadas ao Halloween e muitos até esperam o ano seguinte para verem as atividades que irão acontecer. Trabalhar inglês usando a imaginação e assuntos que os alunos gostam é sempre algo mais significativo a eles e, como mencionei no inicio, devemos ensinar Assuntos em inglês para que eles aprendam a se comunicar e não apenas o inglês em si e descontextualizado.

Nossos alunos são estrelas. Devemos acreditar nisso. Eles vão amar saber que deverão atuar para interpretar um teatro ou virar um personagem do Halloween para falarem em inglês.


Braian Felipe Hochsprung
– 25 anos – formado em Letras pela FURB