Falta de energia em postes preocupam moradores do Planalto, em Brusque

Companhia alega não ter recebido registros de falta de energia na localidade

Falta de energia em postes preocupam moradores do Planalto, em Brusque

Companhia alega não ter recebido registros de falta de energia na localidade

Os postes da rua 13 de maio, no loteamento Planalto, bairro Limoeiro, estão há mais de três semanas sem energia elétrica, de acordo com os moradores, causando total escuridão na rua e áreas próximas. Segundo uma moradora, que prefere não se identificar, a falta de luz preocupa os moradores, pelo perigo de assaltos.

Ela relata um caso de que um homem subiu invadiu o cercado da casa do vizinho, pulou sobre o portão e subiu na casa do morador. Por causa da escuridão, eles não conseguiram identificar a pessoa.

“Só tem energia na entrada, que é na subida do morro, depois no resto não tem mais, é uma escuridão total. Está sem energia no poste”, afirma.
A moradora fala também do perigo em um túnel localizado na região, onde já aconteceram, inclusive, assaltos. “Esse túnel que fizeram aqui, pode ser em qualquer horário, é uma escuridão total”.

“Não foi falado em lugar nenhum, mas recentemente tivemos um assalto no túnel dos Fischer por motivo de escuridão. A mulher estava andando por ali e roubaram dinheiro e o celular dela”, diz.

Resposta da Celesc

A reportagem de O Município entrou em contato com a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) para se manifestar e esclarecer a situação.

Por nota, a companhia informou que, por se tratar de iluminação pública, cabe à Prefeitura de Brusque solucionar o problema. Assim, a empresa entrou em contato com o executivo municipal para esclarecer a situação.

Confira a nota na íntegra

A Celesc esclarece que a Iluminação Pública é um serviço de responsabilidade das prefeituras municipais, com finalidade de iluminar praças, ruas, avenidas, parques, túneis, pontos de ônibus, entre outros.

A falta de energia no loteamento Planalto, localizado no Bairro Limoeiro, em Brusque, registrada pela reportagem do O Município no dia 24/02, diz respeito à iluminação pública da região, portanto, de competência da administração municipal.

A Celesc informa que a última ocorrência de unidade consumidora na localidade foi registrada no dia 06/02/2021 e que, antes desta data, não há histórico de quedas recorrentes no sistema de energia da referida área.

Sobre a Manutenção da iluminação Pública:

Os interessados em relatar a queima de lâmpadas de iluminação pública em postes devem procurar os canais de atendimento do seu município. Para facilitar o acesso ao melhor canal, a Celesc disponibiliza em seu site uma lista de contatos encaminhados pelas prefeituras por este link.

Cabe, ainda, às prefeituras o envio para aprovação da Celesc de projetos de instalação de novos pontos ou de mudanças na iluminação pública, bem como sua instalação, após a aprovação do projeto.

Atualização às 14h de 24/02: A Celesc entrou em contato com o jornal O Município para, novamente, esclarecer o problema. A matéria foi atualizada em seguida. 

Atualização às 14h25 de 25/02: A Celesc encaminhou uma nota oficial à reportagem de O Município.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo